Aos que combatem!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

É obrigatório erguer a cabeça!

Nessa manhã, em que o Brasil acorda após um Golpe Militar via Twitter, dentro de um Golpe de Estado, os lutadores da Igualdade despertam ante severas lições arrostadas. Aprendamos! Mas desde já cientes de que nada desautoriza a luta!

ESPADA E ESCUDO – Nenhuma mudança social duradoura foi promovida, na história da humanidade, sem uma base de transformação e ruptura moral. Ser igual em práticas é jogar no terreno dos que nada querem mudar, a Direita. É a virtude, demonstrada no cotidiano da transformação, que forja o escudo habilitador do protagonismo histórico, e nos habilita ao uso da espada, à ação. Isso não é Marx. É o básico de Maquiavel. Pena que alguns ainda prefiram ler o “Pequeno Príncipe”.

COMBATER O CAPITAL – Somente com hegemonia moral na sociedade se pode neutralizar os múltiplos e complexos aparelhos ideológicos do Estado: mídia, burocracia, forças de segurança, etc. Sem a infirmação das ideias da Classe Dominante, nossas vitórias serão sempre episódicas. Ler o Sardo Corcunda, aqui, ajuda.

O LUGAR DO JUDICIÁRIO – Para os operadores do Direito, em especial, sirva o 4 de abril para evidenciar a desimportância do mundo jurídico. O Direito foi e é, por definição, servil ao Capital, e por ele moldado. Se uma instância, em julgamento decisivo, sinalizar dúvidas, basta que um outro lacaio do Capital, fardado ou não, bata forte o tacão no chão para obter o devido resultado. A criação e manuseio da certeza e previsibilidade jurídica a tal se resumem, de forma explícita, como ontem, ou de modo sutil, como no capitalismo central. Weber registrou bem. Nosso dever é explorar as contradições desse sistema, e o denunciar incessantemente. O tal do Vladimir escreveu sobre. Por último, sirva a lição às lideranças: a LUTA não se trava nos tribunais, como de resto não se trava em palácios. Os espetáculos que lá se encenam apenas refletem o que ocorre nas ruas.

O FUTURO, porém, não pertence aos capitalistas e seus abutres, togados ou camuflados. Pertence à Humanidade. E gerações inteiras de lutadores, antes de você, não desistiram.

VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE ESMORECER!