[ARTIGO] Expro: Quem está mentindo?

Leonardo Ferreira*

A direção do Sindipetro-NF teve acesso a dados, que são públicos no site da Petrobrás, que dão conta de que a empresa Expro possui contratos ainda vigentes e que, na sua maioria, só vencerão ou no segundo semestre de 2016 ou em 2017.

A soma global dos contratos vigentes, sem contar os aditivos com que alguns foram contemplados, é de R$ 268.264.715,20.
A empresa ofereceu uma proposta rebaixada, em relação a inflação do período, para os trabalhadores e trabalhadoras, alegando que nem mesmo a Petrobrás repôs a inflação para seus funcionários. Isto foi dito aos berros, seguidos de palavras ofensivas, por um gerente do alto escalão da empresa Expro, numa reunião ontem com os representantes do Sindipetro-NF.

O que irritou o Gerente da Expro, a ponto do mesmo destratar e ofender a direção sindical, o que foi repudiado pelo NF ontem em nota, é que após 20 dias de greve na Bacia de Campos e nas bases da FUP os Petroleiros e Petroleiras da empresa conquistaram a reposição da inflação pelo IPCA de Setembro (Data-Base) e também a manutenção de todos os direitos do ACT vigente, garantindo estes direitos até 2017!

O Gerente desinformado e mal educado, que tenta impor perdas aos trabalhadores e trabalhadoras da Expro, é o verdadeiro mentiroso da história, afinal informou em mesa por diversas vezes diante da FUP e do NF que a empresa encontrava-se sem contrato.

O NF não aceita a redução de direitos e entende que alguns gestores querem se aproveitar do momento em que o setor petróleo passa para impor perdas a classe trabalhadora. Isso não será aceito por nós!

Para que não pairem dúvidas, segue abaixo, como consta nos dados no site da Petrobras, uma tabela dos contratos ainda vigentes (sem contar os aditivos) entre a empresa e a Expro.

Hora da categoria refletir e se manter mobilizada! Quem luta conquista!

*Coordenador do Departamento de Trabalhadores do Setor Petróleo Privado do Sindipetro-NF.