Assembléias a partir desta sexta, 13, com indicativos sobre voos e PLR

O Sindipetro-NF convoca a categoria petroleira para Assembléias a partir desta sexta, 13, para avaliar dois indicativos. O primeiro, local, com o objetivo de mobilizar a categoria para cobrar da Presidência da Petrobrás uma posição acerca do cenário de insegurança nos voos na região. O segundo indicativo, nacional, reivindica o início das negociações da PLR.

No último dia 26, o NF enviou ao presidente da companhia,  José Sérgio Gabrielli de Azevedo, por meio do ofício 014-2009, uma Carta Aberta onde relata todas as últimas ocorrências com aeronaves na região. “A Bacia de Campos é uma importante província petrolífera que nos últimos anos tem expandido largamente sua atividade. Ocorre que a expansão não foi acompanhada de uma logística de transporte aéreo para atender a grandiosidade da atividade da Petrobrás na região”, afirma o NF no documento, que ainda não foi respondido pela empresa.

Neste momento em que se aproxima a passagem de um ano do acidente de 26 de fevereiro de 2008, que matou cinco trabalhadores, a categoria precisa novamente se levantar para cobrar segurança.

O sindicato tem prestado todo o apoio para que os trabalhadores utilizem o direito de recusa (Cláusula 109 do ACT), negando-se ao embarque quando as condições não estiverem seguras. Também estão sendo denunciados os gerentes que responderam a este exercício com ameaças de desconto do dia e não fornecimento de hospedagem e de transporte para quem mora longe.

PLR

Sobre a PLR, o encaminha-mento da FUP e do NF, após reunião da diretoria colegiada da Federação no último dia 6, é de indicação de uma mobilização nacional no próximo dia 18, com 24 horas de suspensão das emissões de Permissões de Trabalho (PTs).
 No dia 4 de março haverá reunião do Conselho Deliberativo da FUP para discutir os próximos encaminhamentos em relação à PLR.

ASSEMBLÉIAS

Plataformas:
De sexta, 13, a domingo, 15, com retorno de atas até às 12h de segunda, 16.

Cabiúnas:
Na terça, 17, no grupo A (8h) e no grupo E (16h).

Indicativos:

1 – Endosso ao Ofício 014/09 do Sindipetro-NF à Presidência da Petrobrás, com cobrança de providências em relação à segurança de voo (somente para plataformas).
2 – Mobilização nacional no próximo dia 18, com 24 horas de paralisação de Permissões de Trabalho (PTs), pelo início das negociações da PLR.
Procedimentos de parada de PT

Caso seja aprovada pelas Assembléias, a parada de emissão de PTs no próximo dia 18 obedecerá aos seguintes procedimentos:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT;
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos,
– Paralisação de serviços rotineiros e não essenciais  a segurança e habitabilidade mesmo que não necessitem de PT´s
– Formar uma comissão de mobilização em cada unidade
– Suspender as PTs de CIPA
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.

Imprensa do NF – 10/02/09