Assembléias começam hoje, 21

Após nova negociação ocorrida entre a FUP e o RH da Petrobrás hoje, 21, o Sindipetro-NF e a FUP decidiram convocar a categoria petroleira para a realizar assembléias e avaliar o indicativo de aceitação da proposta apresentada pela Petrobras e Subsidiárias no dia de hoje.

Os avanços contidos nessa proposta são a redução do reajuste da Tabela de Grande Risco de 9,89% para 6,17%, além da criação de um grupo paritário para discutir questões relativas a AMS.

Reunido no último dia 16, o Conselho Deliberativo da FUP apontou a aprovação da proposta econômica conquistada na negociação com a Petrobrás e subsidiárias, com o condicionante de resolver o reajuste da AMS, questão que penalizava, principalmente, os aposentados e pensionistas. O que foi alcançado nesta terça, 21.

Proposta Econômica

A proposta econômica reajusta em 6,17% a tabela salarial e o Grande Risco da AMS, mantendo em 9,89% o reajuste da RMNR. Isso significa um reajuste médio de 9,5% da remuneração total. A proposta conquistada também reajusta em 19,17% o auxílio refeição e prevê o pagamento de um abono equivalente a 100% de uma RMNR, descontando-se o adiantamento feito no acordo da PLR (40% da Remuneração Mínima ou R$ 1.500,00), garantindo, assim, aos trabalhadores um abono de no mínimo 60% de uma RMNR. A Petrobrás também concorda em adiantar a correção do benefício dos aposentados e pensionistas que repactuaram (reajuste da parcela do INSS).

Desconto Assistencial

Também está sendo encaminhado para aprovação nas assembléias um desconto assistencial a ser feito somente para os trabalhadores não sindicalizados para manutenção da campanha em defesa do Pré-sal e criação do novo marco regulatório.
O NF encaminha esse desconto para os não sindicalizados por reconhecer que os associados já contribuem mensalmente para a entidade e sua parcela será custeada pelo sindicato.

Calendário de Assembléias

Plataformas – Terça, 21, a quinta, 23, com retorno das atas até 12h de sexta, 24.

UN Rio e Santa Mônica               Quarta,22  13h
Del. Campos                                 Quarta, 22   10h
Cabiúnas (Grupo D)                     Quarta, 22   16h
PT                                                  Quinta, 23 7h30
Cabiúnas (ADM + Grupo A)        Quinta, 23   8h
Praia Campista                              Quinta, 23 13h
Cabiúnas (Grupo E)                       Quinta, 23   16h

Indicativos
1 – Aprovação da  Proposta de ACT da Petrobrás e Subsidiárias apresentada no dia 21 de setembro
2 – Somente para os não sindicalizados, aprovação de desconto assistencial de 4 parcelas de 0,5% sobre o salário líqüido, para subsidiar as campanhas por um novo marco regulatório.

Imprensa do NF – 21/10/08 – Atualizado em 22/10/08 para incluir informação de que o desconto do indicativo 2 se aplica sobre o salário líqüido.