Assembléias nas bases de terra nesta Terça, 5

Os petroleiros das bases de terra do Norte Fluminense têm assembléia nesta terça, 5, às 7h, para avaliar indicativo de aceitação da proposta de PLR apresentada pela Petrobrás. Após intensa mobilização e na iminência de uma greve com parada de produção, a companhia aceitou avançar no tema e ofereceu um piso 22,5% superior ao da primeira proposta — passando a representar 14,2% dos dividendos somente para a PLR. O pagamento da PLR 2007 está previsto para nove dias após a assinatura do acordo.

A diferença entre a menor e a maior PLR é de 2,5 — menor, portanto, que na proposta anterior. A Petrobrás também oferece um abono equivalente a 40% de uma RMNR ou R$ 1.500,00, o que for maior. Para PLRs futuras, a empresa se propôs a negociar com a FUP a fixação de regras, com prazo até o dia 25 de setembro de 2008 para conclusão desta negociação. A companhia se comprometeu ainda a efetuar o pagamento do adiantamento da PLR 2008 a partir de 10 de janeiro de 2009, com base em critérios estabelecidos na proposta.

“As gestões da FUP em Brasília,  as paralisações feitas pelos petroleiros nos dias 17 e 18, a vigília do dia primeiro de julho, assim como a greve na Bacia de Campos, foram fundamentais para que a Petrobrás negociasse com a Federação um novo patamar para distribuição da PLR, aceitando repassar a todos os trabalhadores uma parcela considerável do montante que era destinada exclusivamente para os gerentes. Isso representa um acréscimo de R$ 51 milhões na distribuição integral da PLR 2007, cujo montante ainda foi acrescido em mais R$ 26 milhões”, avaliou a FUP, no Boletim Primeira Mão.

A Federação também lembrou que a empresa provisionou R$ 130 milhões para o pagamento de um abono a título de adiantamento da RMNR. “Ou seja, sem comprometer a campanha reivindicatória, a categoria conseguiu na luta elevar o patamar da negociação da PLR. O provisionamento feito inicialmente pela Petrobrás representava 12,87% dos dividendos distribuídos aos acionistas e agora chega a 15,2%, levando em consideração a soma dos montantes da PLR e do abono”, avaliou a FUP.

Confira a proposta de PLR

Piso: avanço de 22,5% em relação à primeira proposta apresentada

Relação piso-teto: 2,5 vezes a diferença entre o menor e o maior valor Abono: equivalente a 40% de uma RMNR ou R$ 1.500,00, o que for maior

PLRs futuras: a Petrobrás propõe negociar com a FUP o regramento do pagamentos das PLRs futuras, estabelecendo prazo até o dia 25 de setembro de 2008 para conclusão desta negociação

Adiantamento da PLR 2008: a empresa se compromete a efetuar o pagamento do adiantamento a partir de 10/01/2009, com base em critérios estabelecidos na proposta

Data de pagamento: a empresa efetuará a quitação da PLR 2007 nove dias após a assinatura do acordo.

Calendário de Assembéias

Praia Campista, Parque de Tubos, UN-Rio e Santa Mônica: Terça, 5  – 7h

Cabiúnas: Terça, 5 (Grupo C – 0h / ADM e Grupo B – 8h)

Imprensa do NF – 04/08/08