Assembleias no NF começam a partir do dia 25 de novembro nas plataformas e turnos

A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida durante toda essa sexta-feira, 24, para definir sobre os indicativos a serem apresentados aos trabalhadores e trabalhadoras do NF. O primeiro indicativo da diretoria do Sindipetro-NF é  de aprovação da quarta proposta do acordo coletivo de trabalho, assim como a FUP indicou. O Coordenador do Sindipetro-NF explica que assinar um Acordo Coletivo não acaba a luta.

“Nós temos cláusulas que garantem inclusive a continuidade da briga pelo 70/30, briga essa que está com um caminho bem pavimentado. Eu tenho negociado diretamente as mudanças! Tivemos uma reunião ontem, dia 23 de novembro, e foi uma reunião importante que abre espaço para fazermos alterações necessárias. Dentro do acordo coletivo constará um grupo de trabalho com a FUP, FNP, Petrobras e a SEST, para que a gente possa encontrar esse caminho para esse problema tão grande para os aposentados, mas também para o pessoal da ativa.” – explica Tezeu

O segundo indicativo é de aprovação de Estado de Greve,  enquanto durar esse grupo de trabalho que tem um prazo de 90 dias para resolver o problema do plano de saúde. A diretoria do NF quer votar nas assembleias em consonância com a continuidade da necessidade da luta contra a CGPAR 42, que trava o plano de saúde em 60/40.

“Nós gostaríamos que já resolvesse agora, mas também temos clareza e responsabilidade junto à categoria que são muitos temas que estão em jogo no ACT e que a gente precisa caminhar em relação a todos.  Existe uma preocupação com o PCAC e o PCR, que está bem encaminhada nos grupos de trabalho e existe um consenso entre a FUP e a Petrobras da necessidade de um novo Plano de Cargos” – diz Tezeu.

Ele acrescenta que outro tema importante para o movimento sindical é a luta contra o equacionamento, que ainda não cessou.  “O equacionamento é o mais cruel e mais grave dos problemas, que nós temos enquanto trabalhadores do sistema Petrobras, em solidariedade a todos os participantes, que são majoritariamente aposentados e pensionistas”  – disse, ao lembrar que a questão da PLR precisa destravar e vai ser negociada na sequência do ACT.

As assembleias no NF começam no dia 25 pelas plataformas e turnos e vão até o dia 5 de dezembro, veja o calendário abaixo.

Quadro nacional parcial

As assembleias começaram na quarta (22) e prosseguem até o dia 06/12. O quadro parcial está apontando, até o momento, a aprovação da nova contraproposta por mais de 80% dos trabalhadores consultados.

Veja aqui o Calendário de Assembleias:

Plataformas e turnos de terra:  De 25/11 a 4/12, com retorno das atas até meio dia de 05/12.

Cabiúnas:

Turnos

27/11 – 19h

28/11 – 19h

29/11 – 7h e 19h

30/11 – 7h e 19h

01/12 – 7h

03/12 – 7h

ADM :

29/11 – 7h

Imbetiba (Praia Campista):

28/11 – 13h

30/11 – 13h

Parque de tubos:

28/11 – 13h

30/11 – 13h

Aposentados e trabalhadores da ativa:

04/12 – 10h – Macaé

05/12 – 10h – Campos

Indicativos:

1) Aprovação da 4ª contraproposta para o ACT 2023/2025 do Sistema Petrobrás;

2) Aprovação do ESTADO DE GREVE, para o caso de não retorno à relação de custeio da AMS de 70×30, no prazo de 90 dias estipulado pela cláusula 37 da 4ª contraproposta para o ACT.

Veja o edital abaixo

EDital NF - ACT 2023

Clique aqui e veja a Minuta Final da Contraproposta de ACT da Petrobrás

Ata das plataformas