Assembleias seguem aprovando contraproposta de ACT do Sistema Petrobrás

Das Imprensas da FUP e do NF – De Norte a Sul, as assembleias com trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Petrobrás nas bases da FUP estão aprovando a contraproposta de Acordo Coletivo conquistada no processo de negociação.

No Espírito Santo, a consulta à categoria foi finalizada nesta terça (28), com aprovação de cerca de 90% dos petroleiros que participaram das assembleias nas bases operacionais, administrativas e de aposentados, tanto da Petrobrás, quanto da Transpetro.

Ao longo desta semana, está prevista a conclusão das assembleias em mais cinco bases da FUP que estão aprovando o indicativo de aceitação da contraproposta: Sindipetro Ceará, que encerra a consulta à categoria nesta quarta (29); Sindipetros Rio Grande do Norte e Unificado de São Paulo, cujas assembleias terminam na quinta (30); e os Sindipetros PE/PB e Rio Grande do Sul, que concluem a consulta aos trabalhadores na sexta (01/12).

No Sindipetro Paraná/Santa Catarina, as assembleias prosseguem até o dia 04/12; no Norte Fluminense e em Minas Gerais, até 05/12; no Amazonas, Duque de Caxias e Bahia, até o dia 06/12.

Na Bahia, as assembleias começaram no dia 24, com os aposentados e pensionistas, que estão aprovando a contraproposta. Nesta terça, a consulta começa a ser feita aos petroleiros da ativa. Também no Rio Grande do Norte, os aposentados e pensionistas estão referendando a proposta de ACT, assim como os trabalhadores da ativa.

No Amazonas, as assembleias começaram ontem (27) por Urucu, com ampla aprovação da contraproposta conquistada, e em Duque de Caxias, nesta terça, também com aprovação do indicativo da FUP.

Ato nesta quarta (29) cobra o fim da Resolução 42 da CGPAR

Caravanas com petroleiros e petroleiras desembarcam em Brasília nesta quarta-feira (29) para o grande ato nacional pela derrubada da Resolução 42 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União).

O ato reunirá diversas categorias de trabalhadores de empresas públicas e estatais que, assim como os petroleiros, foram impactadas por uma série de redutores e limitadores de direitos herdados do governo Bolsonaro e mantidos pela atual gestão da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), que é vinculada ao Ministério da Gestão e e da Inovação em Serviços Públicos.

A manifestação terá início às 10h, em frente ao Ministério. A orientação da FUP é que os sindicatos enviem trabalhadores, aposentados e pensionistas para o ato, bem como representações com dirigentes sindicais, para aumentar a pressão sobre a Sest.

Calendário de Assembleias do Norte Fluminense

Plataformas e turnos de terra:  De 25/11 a 4/12, com retorno das atas até meio dia de 05/12.

Cabiúnas:

Turnos

27/11 – 19h

28/11 – 19h

29/11 – 7h e 19h

30/11 – 7h e 19h

01/12 – 7h

03/12 – 7h

ADM :

29/11 – 7h

Imbetiba (Praia Campista):

28/11 – 13h

30/11 – 13h

Parque de tubos:

28/11 – 13h

30/11 – 13h

Aposentados e trabalhadores da ativa:

04/12 – 10h – Macaé

05/12 – 10h – Campos

Indicativos:

1) Aprovação da 4ª contraproposta para o ACT 2023/2025 do Sistema Petrobrás;

2) Aprovação do ESTADO DE GREVE, para o caso de não retorno à relação de custeio da AMS de 70×30, no prazo de 90 dias estipulado pela cláusula 37 da 4ª contraproposta para o ACT.