Assembleias seguem em Cabiúnas e começam hoje nas plataformas e turnos de terra

As assembleias no Norte Fluminense, que começaram ontem pela base de Cabiúnas, seguem com aprovação do indicativo de rejeição da segunda contraproposta da Petrobrás. Nas plataformas e turnos de terra, as assembleias começam hoje e seguem até o próximo dia 26.

Nas bases administrativas de Macaé, em Barra do Furado e nas sedes do Sindipetro-NF, as assembleias acontecem na próxima semana (confira no final da página o calendário completo e o modelo de atas para plataformas).

Para a FUP e seus sindicatos, rejeitar essa proposta é o recado das direções sindicais que precisa ser dado pela categoria petroleira de todo país, mostrando que a reconstrução do Sistema Petrobrás passa necessariamente pela valorização dos petroleiros e pela humanização das relações de trabalho.

Além das assembleias serão convocadas mobilizações, seguindo o encaminhamento de fortalecimento da unidade da categoria. FUP e a FNP construíram um calendário conjunto de paralisações por segmentos, envolvendo nacionalmente todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás (com paralisações nacionais por segmentos em todo o Sistema Petrobrás: 27/10 no refino e UTEs, 30/10 nas subsidiárias, 31/10 nas unidades administrativas e 01/11 no E&PP). As duas federações também deliberaram por uma série de ações conjuntas para pressionar a diretoria da empresa e a SEST a avançarem em pontos considerados prioritários, principalmente a AMS.

É inadmissível uma empresa que enriqueceu acionistas sem qualquer compromisso com o desenvolvimento e a soberania nacional continuar sacrificando os trabalhadores para garantir a lucratividade dos que se apropriam da riqueza coletiva.

Portanto, é essencial que a categoria petroleira responda, mais uma vez, de forma contundente às provocações dos gestores que resistem às mudanças necessárias.

Programa detalha negociações

As mais recentes edições do programa NF ao vivo detalharam os debates abrangidos pelo Acordo Coletivo de Trabalho. O sindicato recomenda que a categoria assista aos vídeos para conhecer mais profundamente as questões envolvidas em temas como transferências, efetivos, PCAC, AMS, Petros, entre muitos outros. Todas as edições ficam disponíveis aqui.

Calendário de Assembleias

Cabiúnas
19/10 – A(TP)/2E(Gas) – 7h
– 1D(Gas) – 19h
20/10 – C (TP) – 7h
23/10 – B (TP) – 7h
– A (Gas) – 19h
24/10 – D (TP)/4B (Gas) – 7h
25/10 – ADM – 7h
26/10 – E (TP)/5C (Gas) – 7h

20 a 26/10 – Plataformas e turnos de terra*, com envio das atas até dia 27 às 12h
25/10 – Sede Macaé aposentados e ativa que estiverem de folga – 10h
26/10 – Campos aposentados e ativa que estiverem de folga – 10h
24/10 e 25/10 – Praia Campista (Base de Imbetiba) – 13h
24/10 e 26/10 – Igrejinha do Parque de Tubos – 13h
23/10 – Barra do Furado – 13h

*Turnos de terra terão divulgação dentro dos grupos de whatsapp para participação na porta de Imbetiba ou PT (Imbetiba, Imboassica, Porto do Açu)

Indicativos

1 – Rejeição da proposta do ACT – segunda contraposta do Sistema Petrobrás.
2 – Aprovação do calendário de mobilização conjunto FUP e FNP.

Modelo de ata para plataformas

Modelo-Ata-Assembleia-2-proposta

[Foto: Assembleia na noite desta quinta, 19, na base de Cabiúnas / Luciana Fonseca – Imprensa do NF]