Assembleias seguem no final de semana em Cabiúnas e Plataformas

Os trabalhadores e trabalhadoras do Norte Fluminense vem realizando assembleias nas suas bases desde quinta, 23 para avaliar o indicativo de greve por tempo indeterminado em solidadriedade aos demitidos da Fafen/PR e contra o descumprimento do Acordo Coletivo assinado em novembro.

Esse final de semana tem assembleia do Grupo D de Cabiúnas às 23h e nas plataformas. Já realizaram assembleias as bases de Imbetiba e em Cabiúnas o Administrativo e os Grupos A e B. O calendário está previsto para encerrar no dia 29 de janeiro.

A greve está marcada para ter início no dia primeiro de fevereiro, os petroleiros reivindicam com esta greve o cumprimento da cláusula 26 do ACT da Araucária Nitrogenados (FAFEN-PR), além do respeito aos fóruns de negociações instituídos pelo ACT:

• “Cláusula 26 – Dispensa coletiva ou plúrima – A Companhia não promoverá despedida coletiva ou plúrima, motivada ou imotivada, nem rotatividade de pessoal (turnover), sem prévia discussão com o Sindicato. Excetuam-se do previsto nesta cláusula os planos de demissão voluntária ou incentivada, bem como os processos de movimentação interna dos empregados.”
    Demissões da Araucária Nitrogenados: aplicação aos trabalhadores da A.N.S.A. dos mesmos critérios de aproveitamento (garantia de emprego e transferências) aplicados aos empregados da FAFEN-BA (acordo MPT x Petrobrás), sendo a empresa sucedida na relação de emprego pela controladora Petrobrás;
  • Grupos de Trabalho e comissões: suspensão das medidas unilaterais tomadas pela Petrobrás (tabelas de turno, HETT, Banco de horas, PLR, transferências, etc.) e aplicação do previsto no ACT, quanto aos debates e resoluções bilaterais.

Até o momento, os petroleiros de Minas Gerais, Espírito Santo, Duque de Caxias (RJ), Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraná, estão aprovando o indicativo da FUP de greve por tempo indeterminado a partir do dia primeiro de fevereiro. Os demais sindicatos iniciarão as assembleias nos próximos dias.

Conselho Deliberativo

Está agendada para a próxima quarta-feira (29), no Rio de Janeiro, a reunião do Conselho Deliberativo da FUP onde será realizada a avaliação das assembleias regionais e definirá o calendário de fevereiro.

Calendário das Assembléias :

25/01 (sábado) – 23h Grupo D
27/01 (segunda) – 13h – EDINC
23h – Grupo E
28/01 (terça) – 13h – Parque de Tubos
15h – Grupo C
29/01 (quarta) – 10h – Sede Campos

Plataformas

De 24/01 à 26/01 – com retorno das atas até às 12h do dia 27/01.