Atendendo demanda do NF, Fiocruz orienta sobre transportes de trabalhadores offshore

Da Ascom Fiocruz – A Rede Trabalhadores & Covid-19 elaborou orientações técnicas sobre o transporte de trabalhadores(as) offshore contaminados pelo SARS-CoV-2 e contactantes. O texto é uma demanda do Sindicatos dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF).

Segundo o Sindicato, a Petrobrás novamente “volta a não observar preceitos básicos na proteção dos trabalhadores para com doenças infectocontagiosas”. Segundo relatos, atualmente, a empresa está transportando trabalhadores suspeitos de doenças infectocontagiosas no mesmo transporte dos trabalhadores sem suspeita.

Para esclarecimento, tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, o documento leva informação sobre triagem e monitoramento dos trabalhadores, gerenciamento da situação de trabalhadores sintomáticos e procedimentos de higienização do meio de transporte (aéreo/terrestre) utilizado para embarque e desembarque das plataformas.

Uma das recomendações são baseadas no Food and Drug Administration (FDA/USA). São orientações voltadas aos profissionais de saúde das empresas, que são responsáveis por fazer a triagem desses trabalhadores.

Confira abaixo as recomendações

Orientações_técnicas_transporte_trabalhadores_Covid19_11102023-3-1