Ato da Campanha Reivindicatória na base de Imbetiba reforça importância da filiação sindical

O Sindipetro-NF marcou o ato de ontem, na base de Imbetiba, em Macaé, por reforço na conscientização dos petroleiros e petroleiras sobre a importância de estarem filiados ao sindicato. Diretores e diretoras da entidade distribuíram fichas de filiação aos trabalhadores e trabalhadoras que entravam para o expediente e dialogaram sobre a Campanha Reivindicatória.

O ato de ontem, na base administrativa, fez parte do calendário nacional de mobilizações por avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho com a Petrobrás. Além de Imbetiba, houve mobilizações no prédio da Petrobrás em Manaus (Ediman), na sede da empresa em Vitória (Edivit) e na Termo Rio, em Duque de Caxias.

Importância da filiação

O Sindipetro-NF conta atualmente com cerca de 10 mil filiados (9.960), com maioria formada por empregados da Petrobrás na ativa (5.688) e aposentados da companhia (3.767), e tem largo potencial de ampliação do seu quadro de filiados entre os petroleiros e petroleiras — tanto da própria Petrobrás quanto, especialmente, entre trabalhadores de empresas do Setor Privado.

“Encontramos muitos companheiros que querem se filiar, mas não davam aquele passo decisivo de preencher a ficha e entregar, sempre deixando para depois. Nosso ato ajudou muito nisso, porque vários deles preencheram na hora e entregaram”, explica o diretor da entidade, Marcelo Nunes, um dos que participaram da atividade.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, também destacou a importância de estar filiado para fortalecer a luta por direito. Ao final do ato, ele reuniu a diretoria que participou da atividade e gravou um vídeo para falar dessa necessidade.

“A diretoria do NF esteve aqui, na entrada da praia Campista, em Imbetiba, e naturalmente a gente quis reforçar a filiação, porque não há nada mais revolucionário do que os trabalhadores unidos, e o sindicato é justamente essa ferramenta que faz com que os trabalhadores se organizem e a gente consiga, a partir daí, disputar o que é nosso, a riqueza que a gente produz. E nesse sentido, nós pedimos que todos os trabalhadores que não são filiados, que se filiem. Hoje recebemos várias fichas aqui, durante a entrega, e certamente chegarão mais”, afirmou Tezeu.

Retomada das negociações

“Em documento enviado ao RH da Petrobrás, a FUP cobrou a retomada das negociações, elencando as principais reivindicações cobradas pela categoria, mas que ainda não foram atendidas. A expectativa é que as reuniões com a empresa recomecem na próxima semana, com a proposta da federação de retomada no dia 07”, informou ontem a FUP.

[Fotos e vídeo: Luciana Fonseca]