Campanha Petroleiro Solidário faz entrega de cestas de alimentos no bairro Fronteira

O Sindipetro-NF participou, na manhã de hoje, da entrega de 30 cestas básicas no bairro Fronteira, em Macaé. A entidade foi representada pela diretora Bárbara Bezerra e pelo diretor Eider Siqueira. A ação faz parte da Campanha Petroleiro Solidário, que já distribuiu mais de 13 mil cestas de alimentos durante a pandemia da Covid-19, em cidades do Norte Fluminense e em comunidades da capital do estado.

A ação contou ainda com participação do Sindiservi (Sindicato dos Servidores Públicos de Macaé), representado pela presidenta Miria Seso e pelo diretor Jorge Brito. Os militantes da Juventude do PT do município, Lucas Lopes e Leopoldo Antunes também participaram.

As lideranças sindicais e sociais destacaram a necessidade de políticas públicas para combater a miséria, com presença do estado nas comunidades não apenas por meio do aparato policial, mas também por meio de educação, cultura e promoção de oportunidades de trabalho e renda.

A diretora do NF, Bárbara Bezerra, lembrou especialmente o caso da mulheres nas comunidades, que enfrentam ainda mais obstáculos para terem acesso à rede de ensino e ao emprego formal.

Miriam Seso, do Sindivervi, registrou que a sua entidade, mesmo com recursos limitados, contribui em ações solidárias em razão de Macaé, mesmo sendo um município rico, manter cerca de 40 mil pessoas “em situação de extrema vulnerabilidade”, sob risco alimentar.

A Campanha Petroleiro Solidário é mantida com recursos do Sindipetro-NF, da FUP e de outras entidades petroleiras, assim como por doações da própria categoria. Além da distribuição de cestas de alimentos, são feitas ações do gás (com venda do botijão a preço subsidiado) e da gasolina. Doações recentes também foram realizadas em Rio das Ostras e em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu.

[Fotos: Luciana Fonseca]