Campanha salarial no Sistema Petrobrás: assembléias foram iniciadas neste domingo, 19. Maioria dos trabalhadores estão aprovando o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás nas bases da FUP estão aprovando a proposta conquistada no processo de negociação com a Petrobrás. O indicativo dos sindicatos, definido no sábado (18) pelo Conselho Deliberativo da FUP, está sendo aprovado nas assembléias iniciadas neste domingo (19).

No Sindipetro Unificado-SP, duas assembléias já foram realizadas na Replan, com os Grupos 4 e 1 do turno, que aprovaram a nova proposta conquistada por 85 votos a favor e 35 contra. Ou seja, o índice de aceitação da proposta é de 70%. Na manhã desta segunda-feira, 20, o sindicato deu continuidade às assembléias na Recap, nos terminais de Guararema e Guarulhos, com trabalhadores do turno e administrativo. Nestas unidades, a proposta também foi aprovada na somatória por ampla maioria. As assembléias prosseguem até sexta-feira, 24.
Também nesta segunda-feira, os trabalhadores da base de Taquipe, na Bahia, participaram das assembléias e aprovaram o indicativo de aprovação da proposta, com 82 votos a favor, 52 contra e 4 abstenções.
No Amazonas, as assembléias tiveram inicio neste domingo, 19, com os trabalhadores da Reman, que aprovaram a proposta por ampla maioria. As assembléias prosseguem até terça-feira, 21, nos Terminais de Coari e Urucu, com trabalhadores do turno e administrativo.
Nas plataformas e unidades terra do Ceará, as assembléias começaram nesta segunda-feira, 20. Os trabalhadores também estão aprovando a proposta conquistada.
Em Minas Gerais, o sindicato iniciou as assembléias neste domingo, 19, e dará prosseguimento até quarta-feira, 22. A proposta foi aprovada por ampla maioria dos petroleiros da Regap.
Na Reduc, em Caxias, as assembléias serão iniciadas na tarde desta segunda-feira, 20 e serão encerradas na quinta-feira, 23.
Nas bases do Paraná/Santa Catarina e de Pernambuco/Paraíba, as assembléias começam nesta terça-feira, 21, com previsão de término para quarta-feira, 22.
No Espírito Santo, devido aos feriados desta segunda e terça-feira, as assembléias serão iniciadas na quarta-feira, 22, com previsão de término para a próxima segunda-feira, 27.
No Norte Fluminense, os diretores do sindicato se reunem na tarde desta segunda-feira, 20, para definir o quadro das assembléias nas plataformas da Bacia de Campos.
A proposta arrancada da Petrobrás eleva de 6,4% para 9,36% o reajuste sobre a RMNR, o que representa um ganho real entre 3,6% e 4,7%. É o maior reajuste salarial já conquistado pelos petroleiros! Um ganho real acima da média da maioria das categorias. Se a proposta for aprovada, será a primeira vez na história, que os petroleiros fecharão um acordo salarial em setembro, data base da categoria. A proposta também é extensiva a todos os petroleiros da Transpetro, termoelétricas e TBG.