Centro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz realiza atividade sobre exposição ao amianto

A Fiocruz promove, na próxima quarta, 17, às 9h, o primeiro Encontro Integrativo do Cesteh em 2024. A atividade é realizada pela vice coordenação de Pesquisa do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz).

Durante o encontro haverá palestra com o tema “Exposição ao Amianto: novos e velhos desafios”, que terá como convidados os pesquisadores do Cesteh Eliana Felix, Francisco Pedra e Patrícia Canto, com moderação da vice coordenadora de pesquisa, Liliane Teixeira.

O evento terá transmissão online pelo link https://us06web.zoom.us/j/88320213027?pwd=0YtCMfiPY8FqLKwOtCQxHBwiz4Ax6M.1

Para o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, o tema da exposição ao amianto continua importante mesmo em setores industriais onde o seu uso foi abolido.

Ele explica, por exemplo, que nos processos da indústria do petróleo o amianto não é mais utilizado, mas ainda pode haver a sua presença em instalações antigas da Petrobrás, muitas vezes sequer percebida pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras.

O sindicalista destaca ainda que a entidade dará ênfase nos próximos dias à divulgação de iniciativas que promovam a saúde do trabalhador, como parte das atividades do 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2003.

Como chegar

A exposição será feita na sala 40 da sede do Cesteh, na Fiocruz. O acesso pode ser feito pela rua Leopoldo Bulhões (Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos) ou pela Av. Brasil (Avenida Brasil, 4365, Manguinhos).