Com aumento de audiência, TV dos Trabalhadores comemora 8 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Imprensa da CUT – Com aumento crescente na audiência, a TV dos Trabalhadores (TVT), que nasceu para dar voz aos trabalhadores e fazer um contraponto às informações dos veículos comerciais, completou, nesta quinta-feira (23) oito anos de compromisso com a democracia, com a justiça social e a cidadania, cheia de novos planos.

A TVT, que pode ser assistida em canal aberto na grande São Paulo, no canal 44.1, no canal 512 na NET-HD-ABC, 513, Mogi das Cruzes e canal 12, em São Caetano e trabalha em sinergia com as rádios Brasil Atual e com a Rede Brasil Atual, também está no mundo digital. Presente em todas as redes sociais, a TVT está inclusive em uma mídia ainda desconhecida por muita gente, o Dailymotion, uma rede semelhante ao Youtube.

“A TV aberta não chega para todo o País, mas a audiência nas redes sociais cresceu nos últimos meses e estamos trabalhando para aumentar ainda mais. No Youtube, a audiência aumentou em mais de 100% de janeiro até agora. A programação da TVT está chegando a municípios que eu nunca nem tinha ouvido falar”, contou o membro Fundador da TVT e porta voz do veículo, Tarcísio Secoli.

No Twitter, a audiência da TVT cresceu 24%, na Facebook 20%, no aplicativo, 364%, Instagram 99%. O canal do Youtube, no começo deste ano estava com 50 mil inscritos, em maio completou 100 mil e agora esta com 141 mil inscritos.

TVTTVT

“30% da audiência da TVT é no Youtube, porque quem não tem TV Smart pode assistir no celular e isso está ampliando nossa voz, dando a oportunidade da TVT chegar a pequenos municípios, no campo e na cidade”.

A TVT apresentará novidades em breve, segundo Tarcisio. Além da contratação de uma youtuber que tem milhões de seguidoras, a emissora também está ampliando sua visualização com parcerias de TV comunitária, como é o caso de São José dos Campos e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no qual fornecerá vídeos sobre saúde, desenvolvimento social, ciência e tecnologia.

Tarcísio disse que o apoio de instituições e sindicatos para potencializar ainda mais a audiência da TVT é fundamental. Ele explicou que a transmissão cruzada é uma das maneiras para fazer isso acontecer.

“Nós temos a possibilidade de liberar a transmissão cruzada para qualquer instituição ou sindicato que queira reproduzir nossa programação. Isso aumenta a visualização da página do sindicato, que tem compromisso com a democracia, e potencializa a audiência da TVT”, contou Secoli.

Experiência TVT

Com o slogan “a TV que te vê”, a TVT é a primeira experiência de radiodifusão concedida para um sindicato no mundo e é mantida pelos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (SPbancários) e pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP).

“É uma equipe de sindicatos que está à frente da TV e da Rádio Brasil Atual e isto significou um divisor de águas para a democracia brasileira. Muitos outros sindicatos e fundações deveriam ter a mesma possibilidade para que pudéssemos ter vozes diferentes para o mesmo assunto e de fato democratizar a comunicação”, explicou Secoli.

A programação da TVT é diversa, com programas de esporte, música, política, debates, cultura e muita diversidade.

“A TVT democratiza a comunicação na prática e isso afeta a democracia no país, já que o sistema de comunicação tradicional é dominado pelos veículos conservadores e neoliberais, formando oligopólios de discurso único”, disse o diretor da TVT e do SP Bancários, Paulo Salvador.

A emissora já está presente também em vários estados, com correspondente em Brasília e parcerias com TVs educativas em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“A TVT é um projeto de comunicação da classe trabalhadora. O desafio de implementá-la no Brasil é muito grande, e a CUT é uma grande parceira deste processo”, disse o secretário Nacional de Comunicação da CUT, Roni Barbosa.

A TVT foi uma conquista dos trabalhadores, e depois de mais de 20 anos na luta por uma TV que desse outro olhar sobre a realidade brasileira, a partir do ponto de vista dos trabalhadores e do movimento social organizado.

Para o ex-presidente da TVT e ex-diretor do SMABC, Valter Sanches, a inauguração da TVT naquele 23 de agosto de 2010 foi um sonho realizado.

“Os trabalhadores terem voz no seleto grupo de empresas de comunicação, que é a tônica do Brasil, foi à realização de um sonho para os trabalhadores que acompanharam toda a luta, desde o começo do projeto, a luta pela concessão e os preparatórios para inauguração”, disse o ex-presidente da TVT, Valter Sanches.

Sanches, que agora é Secretário-Geral na Industriall, diz que os trabalhadores e as trabalhadoras de todos os lugares do mundo por onde  ele passa são unânimes em enaltecer a importância e a singularidade do projeto da TVT.

“O projeto da TVT é visto como muito importante pelo fato de mostrar que os trabalhadores são capazes de fazer uma comunicação de qualidade que afirma valores de solidariedade, de respeito, de direitos humanos dando voz ao trabalhador. Isso é muito raro no mundo”, contou.

Segundo Roni, a CUT irá comemorar cada ano que a TVT fizer.

“Oito anos já é uma grande vitória. Cada vez mais estamos vendo que a mídia golpista está entrando num processo de retaliação e criminalização da esquerda brasileira. É preciso mostrar que a mídia golpista persegue aqueles que defendem os direitos sociais e trabalhistas”.

Por tudo isso, diz Roni, “vamos trabalhar que a TVT ocupe cada vez mais espaços, faça o contraponto, produza reportagens do ponto de vista da classe trabalhadora e não dos patrões”.  

E para isso, diz o dirigente, “temos de nacionalizar a TVT. Levar o conteúdo para todos os cantos do Brasil. Esse é o nosso maior desafio”, afirmou Roni.

TVT nos Momentos históricos

Paulo Salvador conta que a cobertura dos momentos históricos do país ajudou a emissora ficar mais conhecida no Brasil e no mundo. Quando o Lula se entregou à Polícia Federal, em maio, por exemplo, a TVT cobriu toda a mobilização no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e as emissoras de TVs conservadoras e veículos de outros países colocaram o sinal e a logomarca da TV dos Trabalhadores no ar. As imagens rodaram o mundo.

 

“Isso já havia ocorrido no funeral da dona Marisa e na condução coercitiva do ex-presidente Lula. A transmissão do carnaval da Bahia em São Paulo e a transposição das águas do Rio São Francisco também marcaram definitivamente a vida da TVT na conjuntura brasileira, com explosão de audiência e fidelização, o que alavancou também a audiência nas redes sociais”.

Para Paulo, a TVT traz de volta a alegria de ver televisão, porque os veículos tradicionais estão saturados. “Como há uma saturação dos veículos comerciais, que mentem sem se envergonharem, como no caso da  narrativa deformada dos veículos sobre a liminar da ONU, o povo procura em nós o fato como ele é porque sabem do nosso compromisso com a verdade”.