Começa amanhã, 5, o IX Congresso Nacional da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT

Começa amanhã o IX Congresso Nacional da CNQ – Confederação Nacional do ramo Químico da CUT que acontece, em modo 100% on-line e terá como slogan “Conectando direitos, empregos e democracia!”. O  IX Congresso tem como objetivos promover a análise de conjunturas política, social e econômica; reflexões sobre os desafios do movimento sindical, com destaque para as peculiaridades do ramo químico; e a definição do plano de lutas e ações para os próximos quatro anos.

O Congresso terá duração de dois dias sendo que no dia 5 haverá programação nos períodos da manhã e da tarde e no dia 06, quinta, outras atividades estão programadas a partir das 9h30. A mesa de encerramento está prevista para as 12h30.

Os participantes estarão reunidos pelo aplicativo Zoom, na maior mobilização do ramo químico, que, de forma inédita, ocorre em ambiente virtual, em respeito às normas sanitárias e como forma de preservar as vidas de centenas de companheiras e companheiros em meio à pandemia da Covid-19.

São delegados do Sindipetro-NF ao Congresso: Marcela Lelis de Souza, Ana Carolina Mattos, Antonio Carlos Manhães de Abreu, Antonio Carlos Pereira (Bahia), Bárbara Bezerra, BenesJúnior, Claudiana Vasconcelos, Delson dos Santos, Eider Siqueira, Elzi Cândida Moraes, Gleice Sacramento, Gustavo  Morete, Jancileide Morgado, Leonardo Ferreira, Luciano Vaz, Lucide Viana Hul, Luiz Alves de Melo, Marcelo Nunes, Marcos Botelho,
Pedro Nogueira, Tezeu Bezerra e Valdir Soares.

A programação do congresso inclui a eleição da diretoria para o quadriênio 2021-2025 e foi confirmada a participação do governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), como expositor do painel para Análise de Conjuntura Política, Econômica e Social.

Presidenta da Confederação, Lucineide Varjão destaca a importância de alinhar junto às bases de todo o País as estratégias para o enfrentamento dos ataques promovidos e planejados pelo desgoverno de Jair Bolsonaro.

A atividade, que ocorre às 11h do dia 05 de maio, será transmitida ao vivo no canal do YouTube e na página do Facebook da CNQ.

“A visão do companheiro Rui Costa, somada à participação de centenas de delegadas e delegados, enriquece ainda mais nosso congresso e aponta horizontes para o futuro do movimento sindical e da luta política”, acredita Lucineide, que, apostando na renovação de lideranças, deixa a presidência da confederação após dez anos.

CNQ

O IX Congresso Nacional da CNQ-CUT engajará cerca de 250 delegadas e delegados de entidades sindicais de todo o Brasil, representando trabalhadoras e trabalhadores dos setores petroleiro, petroquímico, químico, celulose e papel, transformados plásticos, fertilizantes, farmacêuticos, minérios, tintas, borracha, vidro e cosméticos.

Com origem no sindicalismo combativo, a CNQ, fundada em 1992, reúne 4 federações e 77 sindicatos afiliados, comprometidos com a liberdade e a autonomia sindical, além de pautas inadiáveis para a construção de uma sociedade justa, igualitária, fraterna e solidária.