Concer suspende de modo cautelar certificação do Spie da UO-BC

O Sindipetro-NF foi informado de que o Concer (Conselho de Certificações) suspendeu de forma cautelar a certificação da UO-BC e realiza nesta semana auditoria no Spie (Serviço Próprio de Inspeção) nesta unidade operacional da Bacia de Campos. A decisão se deu após as ocorrências graves na P-35.

O Concer é um conselho tripartite que fiscaliza a aplicação de normas de segurança. A Norma Regulamentadora número 13, do Ministério do Trabalho e Emprego,  por exemplo, estabelece prazos máximos para inspeção em vasos de pressão e caldeiras. No entanto, ela possibilita a extensão desses prazos se o estabelecimento possuir um Serviço Próprio de Inspeção certificado pelo Inmetro.

A dilatação desses prazos resulta em redução de custos de inspeção em serviço e de parada de unidades de produção, e, por isso, tem sido o principal motivo para a certificação do Serviço Próprio de Inspeção.