Confira locais e horários dos protestos “Fora Bolsonaro” de amanhã na região e participe

O Brasil volta às ruas neste sábado, 19, em protestos exigindo vacina no braço, auxílio emergencial de R$ 600, comida no prato e “Fora Bolsonaro”. O país está atingindo a marca trágica de 500 mil mortos pela Covid-19. As manifestações também são contra as privatizações e a Reforma Administrativa.

Cidades da região estão mobilizadas para participar dos protestos. Há manifestações previstas para Campos dos Goytacazes (Praça São Salvador, 9h), Macaé (Praça Veríssimo de Mello, 9h30), Rio das Ostras (Posto de Saúde da Família do Âncora, 9h) e Barra de São João (Praça As Primaveras, 10h).

Conscientes dos riscos decorrentes da grave situação sanitária, as centrais sindicais emitiram nota reforçando as medidas de segurança e apontando os motivos que levam à necessidade de mobilização: “A pandemia de coronavírus, que já tirou a vida de quase meio milhão de brasileiros e brasileiras diante da incompetência do governo federal, segue um risco à população, que deve evitar aglomeração durante protestos e manifestações.”

De acordo com o epidemiologista Pedro Hallal, quatro em cada cinco mortes por Covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas se o governo federal tivesse adotado uma política ao menos compatível com a média mundial de ações de prevenção.

“Se a gente somar só a negligência do governo federal em comprar na época certa as vacinas da Pfizer e a Coronavac nós estamos falando de 95,5 mil vidas que foram perdidas. Essa é uma parte da equação. Agora eu vou trazer a outra parte da equação […]. No mundo hoje a média de mortes é de 488 pessoas para cada 1 milhão de habitantes. No Brasil é quase 2,3 mil mortes para cada 1 milhão de habitantes. Traduzindo isso para a população […], quatro em cada cinco mortes que aconteceram no Brasil seriam evitadas se o Brasil estivesse na média mundial”, explicou o pesquisador, nesta semana, em entrevista ao programa Estúdio I, da Globonews.

Em editorial no boletim Nascente desta semana, o Sindipetro-NF reforçou o chamado para que toda a categoria petroleira participe dos protestos. “É importante a presença nas ruas e nas redes. Não há transformação política que não passe por grandes mobilizações. Este é um momento decisivo para o país, que terá que escolher se continuará marcado pela barbárie bolsonarista ou se tem capital social suficiente para superar esse momento trágico e obscuro. Todes no 19J”, conclamou a entidade.