Coordenador de Saúde do NF reforça importância de adicionar observações no ASO

O coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, reforçou hoje o chamado à toda a categoria petroleira para que cada trabalhador e cada trabalhadora, quando fizer o Aso (Atestado de Saúde Ocupacional), adicione informações sobre as condições reais de exposição a riscos no ambiente de trabalho.

O sindicato disponibiliza (aqui) informações sobre como adicionar as observações e sobre os principais aspectos a serem verificados pelo petroleiro ou petroleira.

Após fazer o seu próprio ASO, o sindicalista gravou um vídeo para alertar sobre a importância do registro: “É importante que a gente tem direito de colocar observações ao final do ASO, pela cláusula 69, parágrafo 3º. Tem o direito de observar, por exemplo, as análises ambientais dos gases que não são feitas, o descarte de água, o descarte de vents, nada disso é analisado, não é incluído no nosso ASO”, explica.

Vieira também destaca que as informações adicionadas pelos trabalhadores são importantes para ciência dos médicos e médicas responsáveis pelo PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), além de subsidiar as ações do sindicato em defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Confira: