Delegados do XIV Confup iniciam trabalhos em grupo

Da Imprensa da FUP

16h30 – O XIV Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros prossegue neste sábado, 02, com debates em torno da tese da Articulação Petroleira e Independentes, que foi definida como tese guia do congresso por consenso entre todas as forças políticas presentes. Além da tese da Articulação e Independentes, outras duas foram defendidas em plenário:  a tese da CTB Petroleira Nacional, nomeada “Desenvolvimento Nacional com Valorização do Trabalho”, e  a tese do grupo de base de oposição à direção do Sindipetro-RJ, Em Defesa da FUP e da CUT e contra a Divisão.

Todas as teses destacaram questões importantes das conjuntaras econômica e política nacional e internacional, assim como pontuaram a necessidade de intervenções da classe trabalhadora na reestruturação do setor petróleo e energético, destacando a urgência de um novo marco regulatório. As lutas por condições seguras de trabalho para a categoria petroleira, assim como a organização dos trabalhadores do setor privado, também foram pontos de destaque na defesa das teses. Outra questão bastante enfatizada foi o fortalecimento da FUP como entidade nacional representativa dos petroleiros e a reconstrução da unidade da categoria.

Os debates do XIV CONFUP prosseguem pela tarde, com os grupos de trabalho divididos em torno dos seguintes temas:

Grupo 1 – Sindicalismo: balanço das campanhas, organização sindical e campanhas salariais

Grupo 2 – Previdência e Benefícios: a seguridade brasileira (previdência pública, complementar e seguridade social) e a organização dos aposentados

Grupo 3 – Saúde, Segurança e Meio Ambiente: políticas de SMS, condições de trabalho e efetivos

Grupo 4 – Setor Petróleo: legislação do setor, política de primeirização/terceirização, campanhas das empresas do setor privado, pauta de reivindicações das empresas do setor

O XIV CONFUP prossegue até domingo, quando a plenária final irá deliberar sobre as propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho e as alterações no estatuto da FUP aprovadas na sexta-feira, 01, pelos delegados estatuintes. Ao final dos debates em plenário, os delegados irão eleger a nova diretoria da FUP e a nova composição do Conselho Fiscal.

Imprensa do NF – 02/08/08