Denúncia: Gerências tentam impor tempo máximo de 10 minutos para passagem de turno

Mais uma denúncia gravíssima chegou ao Sindipetro-NF: Algumas gerências estão tentando limitar o tempo máximo de 10 minutos para a passagem de turno.

De acordo com o acordo coletivo, após dez minutos, passam a ser contabilizadas horas-extras para os trabalhadores. Para o NF, essa limitação mostra que mais uma vez a empresa quer economizar recursos e priorizar a produção, sem pensar na segurança dos trabalhadores.

“Passagem de serviço significa proteger vidas. Dizer que é zero o gasto com passagem de serviço quer dizer que é zero o gasto com a segurança. Porque é isso que significa essa limitação do tempo”, declarou o diretor, Alexandre Vieira, que gravou vídeo com orientações à categoria sobre a importância de uma passagem de serviço feita com segurança e tranquilidade.

Alexandre lembrou ainda do acidente registrado em Piper Alfa, onde quase 200 pessoas foram vítimas. A principal causa do ocorrido foi justamente a passagem de turno mal feita, onde a equipe que assumiu não sabia da retirada de uma bomba para manutenção, resultando no incêndio.

“Façam a passagem de serviço de forma devida, mostre ao seu companheiro que esta chegando tudo que tiver que mostrar e leve o tempo que tiver que levar. Passagem de serviço é para ser feita da melhor maneira, pois significa proteção da vida dos  trabalhadores. Não aceitem essa limitação, denunciem!”, frisou o diretor.

O Sindipetro-NF trabalha para priorizar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.. Para isso, é importante que sejam feitas denúncias através do e-mail [email protected], com garantia de preservação da identidade do denunciante. É com base nestas informações que o sindicato sistematiza denúncias aos órgãos fiscalizadores e faz cobranças à própria Petrobrás.