Sindipetro-NF exige igualdade e qualidade na alimentação em Cabiúnas

O Sindipetro-NF está intensificando suas ações em relação à questão da alimentação dos trabalhadores em Cabiúnas, levantando importantes pontos que afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais da área.

Um dos problemas identificados é a diferença no tratamento alimentar entre os trabalhadores contratados e os da Petrobrás. Enquanto alguns não têm acesso à mesma alimentação oferecida aos funcionários da empresa, outros enfrentam a falta de opções durante o turno noturno, uma vez que o restaurante não funciona nesse período.

O diretor Alexandre Vieira expressou sua preocupação com essa situação, ressaltando a necessidade de tratamento igualitário para todos os trabalhadores, independentemente de sua condição contratual. Ele enfatizou que não é justo que uma empresa que distribuiu cerca de 100 milhões para seus acionistas restrinja a alimentação dos trabalhadores dessa forma.

Uma questão adicional é a qualidade da comida oferecida, que tem levado muitos trabalhadores a buscar alternativas fora do terminal. Essa prática não apenas evidencia a insatisfação dos trabalhadores, mas também aponta para possíveis descumprimentos do acordo coletivo, especificamente no que diz respeito à garantia de uma alimentação saudável e de qualidade para todos os usuários dos restaurantes das unidades da Petrobrás.

O ACT-2023/2025 da Petrobrás, na Cláusula 76 sobre o Programa de Alimentação Saudável, estabelece que a Companhia assegurará a mesma alimentação para todos os usuários dos restaurantes das Unidades em que esse serviço é oferecido pela empresa. “Queremos que o contrato seja revisado e cumprido de acordo com os padrões estabelecidos, garantindo assim o respeito aos direitos e necessidades dos trabalhadores” – afirma Alexandre.

O Sindipetro-NF continuará acompanhando de perto essa questão e tomará todas as medidas necessárias para garantir a igualdade e qualidade na alimentação dos trabalhadores em Cabiúnas e em todas as unidades da Petrobrás. Afinal, o bem-estar e a dignidade dos profissionais são prioridades inegociáveis.