Dia dos aposentados: Após se aposentarem, petroleiros e petroleiras continuam ativos na luta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quem pensa que depois de se aposentarem, os trabalhadores do mundo do petróleo penduram as chuteiras, está enganado. O Sindipetro-NF tem a honra de contar com a ajuda dos aposentados na construção da luta pelos direitos da categoria e contra o desmonte da Petrobrás. E neste dia 24 de janeiro, dia do aposentado, nada mais justo que expressar toda homenagem e gratidão a eles!

 

Durante os 25 anos de existência do Sindipetro-NF os aposentados e pensionistas têm se destacado na organização da categoria. O setor realizava, antes da pandemia de Covid-19,  reuniões periódicas na sede de Macaé e Campos, que atualmente migraram para o aplicativo Zoom. Esses lutadores estão sempre presentes em reuniões, assembleias e seminários na região e em outras partes do país.

 

Os aposentados filiados ao sindicato tiveram grande participação nas greves, incluindo a de 2020, considerada uma das maiores greves da categoria. Também participaram da conquista pela inclusão de dependentes na companhia, inclusive menores sob guarda.

 

No acordo coletivo de 2011 conquistaram a instituição da Comissão Nacional dos Aposentados, composta por representantes técnicos da companhia e do sindicato, com a finalidade de tratar temas referentes à aposentadoria especial, de acordo com a legislação de saúde, trabalhista e previdenciária vigentes.

 

Outra grande vitória dos petroleiros que beneficiou muito os aposentados foi a manutenção do Benefício Farmácia, que havia sido suspenso em 2015 pela Petrobrás. O programa garantiu também o reembolso dos gastos com medicamentos dos trabalhadores da ativa da Petrobras, com efeito retroativo de setembro de 2015 a agosto de 2016.

 

Também foi resultado da luta pela garantia dos direitos conquistados no ACT 2015-2017 aos aposentados e pensionistas. Assim foi com o pagamento dos níveis 2004, 2005 e 2006, tanto os que foram ganhos através das ações judiciais.

 

 

Você sabia que após se aposentar é necessário renovar a filiação com o sindicato?

Muita gente não sabe, mas depois que a aposentadoria chega, o trabalhador filiado ao sindicato precisa fazer uma renovação da filiação para continuar fazendo parte da entidade.

O Sindicato reforça, que esse processo é muito importante para garantir a luta da categoria.

Procure o sindicato para ter mais informações.

 

Setoriais retornam em fevereiro

Durante o mês de janeiro, as setoriais, que acontecem semanalmente com os aposentados, ficarão suspensas. As reuniões voltarão a normalidade no mês de fevereiro , na plataforma digital Zoom, sempre às 15h.

 

Essa pausa foi necessária, por conta do período de férias e devido a um acidente com a funcionária responsável, Ivana, que está afastada.

 

Os aposentados e pensionistas, que precisarem de alguma orientação durante este período, poderão entrar em contato com o Ezequiel Viana pelo telefone (22) 98117-0009