Dieese mostra impactos da Lava Jato na economia: 4,44 milhões de empregos perdidos

Rosangela Buzanelli*

O Dieese divulgou um levantamento sobre os impactos que a Operação Lava Jato trouxe para a economia brasileira, especialmente ao mercado de trabalho. Os dados referem-se ao período de 2014 a 2017 e mostram que o legado deixado pela operação, que completou 10 anos no último domingo (17), foi de 4,44 milhões de empregos destruídos e a perda de R$ 172 milhões em investimentos públicos e privados no país.

O Dieese, contou o economista Leandro Horie ao programa TVGGN 20H, teve acesso às várias tabelas do Tribunal de Contas da União, com todas as 14 mil obras paradas em razão da Lava Jato. O levantamento simulou como seria a economia caso a operação não tivesse existido. Além dos milhões de empregos a mais, teríamos um PIB (produto interno bruto) 3,6% maior e um aumento de quase R$ 70 bilhões na arrecadação de impostos.

A Agência Brasil publicou uma matéria bastante interessante sobre esse assunto e aponta o quanto a Lava Jato prejudicou a economia, penalizando empresas, paralisando obras e contratos e cortando investimentos em vários setores. “Com a destruição de postos de trabalho, a massa salarial caiu R$ 85,4 bilhões”, diz o texto. “No período analisado, o governo deixou de arrecadar R$ 47,4 bilhões em tributos e R$ 20,3 bilhões em contribuições para a Previdência Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, complementa.

Os efeitos da Lava Jato, segundo a notícia, provocaram também a desestruturação de tecnologias na cadeia produtiva de petróleo e gás e na construção civil, desmontando grandes equipes de engenharia e deixando “um legado de desorganização na nossa indústria de infraestrutura”.

Além de todos os problemas revelados sobre Lava Jato, seus métodos, ilegalidades, etc., a operação carrega a responsabilidade de ter destruído a engenharia nacional.

*Representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás.

[Publicado originalmente no blog da autora]