Diretoria 2023/2026 toma posse nesta tarde e destaca resistência e desafios

O Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) deu posse hoje à sua diretoria 2023/2026. A cerimônia foi realizada nesta tarde, na sede de praia do CEPE (Clube dos Empregados da Petrobrás), em Macaé. O coordenador geral reeleito, Tezeu Bezerra, destacou os momentos difíceis enfrentados na história recente do país e os desafios para a nova etapa à frente da entidade.

“Nós começamos, em 2014, uma grande renovação no sindicato e passamos por um momento muito difícil do país. É muito simbólico para nós estarmos aqui hoje. Tivemos que ter muita resistência para não deixar privatizar oito refinarias, mas perdemos outras, e também plataformas e campos de petróleo promissores na região. Além dos ativos da Petrobrás, a gente viu as pessoas serem destruídas e os movimentos sindicais serem criminalizados”, disse Tezeu.

O sindicalista lembrou que também foi preciso vencer o fascismo, mas que ainda apresenta perigo, e listou como desafios contribuir na organização de trabalhadores em um novo cenário tecnológico, em que a mão de obra é oferecida por aplicativos, sem direitos, reconstruir a Petrobrás e os empregos no Setor Petróleo, reintegrar os demitidos que foram perseguidos políticos, entre outros.

“A gente vê o quanto foi difícil, a precarização, a perda de direitos, da mulheres em especial, então a classe trabalhadora sofreu, e sofreu muito nestes últimos tempos, mas a gente chega nesse novo momento, em que a gente trabalhou muito para o Lula ser eleito, colocamos faixas e mais faixas, bandeiras e mais bandeiras, estivemos em Curitiba no Acampamento Lula Livre […]. Quando a gente olha para trás e vê tudo, a gente lembra também dos desafios que a gente tem agora”, afirmou o coordenador.

Tezeu destacou ainda o papel do movimento sindical petroleiro neste e nos próximos anos. “A gente tem o desafio da reconstrução da Petrobrás, o Zé Maria esteve aqui falando, o Alex [Murteira] está aqui, e essa reconstrução passa também pelo papel que tem o movimento sindical, em especial a nossa Federação Única dos Petroleiros. A FUP, ao longo dos anos, ela evitou, pelos processos judiciais, pelos processos nos tribunais de contas, todo tipo de processo, pela luta e pela organização da classe trabalhadora, teve que fazer esse momento de resistência, de tentar impedir que o pior acontecesse no nosso Brasil”, complementou.

Peso político

O evento contou com grande participação de lideranças sindicais e dos movimentos sociais, com representações da FUP (Federação Única dos Petroleiros), dos Sindipetros Unificado de São Paulo, Pernambuco/Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas e Bahia, assim como da do MST, da CNQ, do Sepe, Sindmetal Campos e Região, Sindicato dos Químicos, Federação dos Bancários, do Seppir, do Conselho Regional dos Técnicos e dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores de Campos dos Goytacazes e Macaé.

A posse contou ainda com as presenças de lideranças políticas e institucionais, como o reitor do IFF (Instituto Federal Fluminense) Jefferson Azeredo; o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobrás, José Maria Rangel; e o gerente geral da Bacia de Campos, Alex Murteira. Após à cerimônia, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também compareceu ao evento.

Entre os lideres que fizeram falas de saudação à nova diretoria, estiveram Cibele Vieira (FUP), José Maria Rangel (Petrobras), Eró Silva (MST-RJ), Geralcino Teixeira (CNQ), Gilberto Palmares (CRT) e Jefferson Azeredo (IFF).

Emoção

Um dos momentos mais emocionantes da posse foi o da referência especial feita pelo coordenador Tezeu Bezerra ao ex-coordenador geral do Sindipetro-NF e da FUP, José Maria Rangel, que passou recentemente a ocupar a gerência de Responsabilidade Social da Petrobrás.

“Estou vivendo talvez o maior desafio da minha vida, que é sentar do lado do patrão, mas estou do lado do patrão tentando fazer as coisas fluírem para os trabalhadores, porque eu tenho muito claro qual é a minha tarefa, a quem eu sirvo. Eu sirvo a um governo que veio para tentar mudar, mais uma vez, a vida da população. A Petrobrás é um instrumento fundamental para que isso aconteça”, disse Rangel.

A posse da diretoria 2023/2026 foi formalizada pelo presidente da Junta Eleitoral, que coordenou todo o processo de votação e apuração, Vitor Carvalho, e pelos demais petroleiros integrantes da Junta, Wilson Reis e Luis Alves, que declararam empossados e desejaram sucesso aos novos diretores e diretoras.

Confira fotos do evento

[Fotos: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]