Diretoria do NF mantém diálogo sobre MTAs e instalação de áreas de saúde e lazer em plataformas

O Sindipetro-NF participou, ontem, de reunião com gerências da Petrobrás para continuar o diálogo sobre as melhorias nas condições dos MTAs (Módulos Temporários de Acomodação) em algumas das plataformas da Bacia de Campos. A entidade tem acompanhado a instalação e permanência destes módulos, após abertura de diálogo pela melhoria das condições de habitabilidade.

Um dos pontos cobrados pelo sindicato é o de que os trabalhadores das empresas privadas tenham o mesmo tratamento que os trabalhadores da Petrobrás, incluindo as lideranças de bordo.

“Cobramos que os MTAs sejam ocupados também pela liderança da plataforma e trabalhadores da Petrobrás. Porque não podemos aceitar um tratamento diferenciado para trabalhadores de empresas contratadas. Temos que compartilhar dos mesmos problemas. Somos todos trabalhadores e a liderança tem que dar o exemplo”, afirma o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

O diretor sindical lembra que estas lideranças são as responsáveis pelos MTAs. “Todo o planejamento, toda compra, toda manutenção dos MTAs é delas, então elas têm que utilizar o que elas propõem para os outros trabalhadores”, destaca.

O sindicato também cobra o retorno do personal nas plataformas, para as atividades físicas, e o atendimento de demandas de saúde, lazer e esporte a bordo, atendendo às especificidades de cada unidade. “Vão ter compensações diferentes, como áreas de vivência, de churrasco, esporte, depende da estrutura da plataforma e si e vai ser negociado por cada plataforma”, explica Vieira.

As propostas de compensações vão ser negociadas pelo sindicato com a Petrobrás, mas sempre com a participação dos trabalhadores, tanto por meio do envio de sugestões como por meio da aprovação final da proposta.

“Vai ter que ser votado e avalizado pelos trabalhadores da plataforma. O sindicato vai negociar, vai acompanhar, mas quem vai opinar e aprovar são os trabalhadores de cada unidade”, informa o sindicalista.

Uma nova reunião entre o sindicato vai aprofundar o detalhamento sobre as demandas de cada unidade para que sejam feitas as redações dos termos a serem avaliados pelos trabalhadores.

A prioridade do sindicato é o cumprimento da NR-37, que prevê as condições de saúde, segurança e habitabilidade a bordo de plataformas de petróleo.

Em abril passado, parte da diretoria do Sindipetro-NF embarcou em unidades para verificar as condições de MTAs que haviam passado por reformas. As melhorias foram resultados das constantes denúncias sobre as condições precárias de habitabilidade a bordo.