E-mailgate: NF tem provas do bloqueio e vai entrar com ação

Do Boletim Nascente – Após denúncia feita na edição passada do Nascente, de que a Petrobrás bloqueou os e-mails do sindicato para os petroleiros e petroleiras cadastradas para recebimento dos newsletter da entidade que utilizaram endereços @petrobras, a empresa negou ao sindicato que tenha feito o bloqueio. O NF remeterá para a própria empresa, assim como utilizará em ação judicial, as provas de que o bloqueio aconteceu.

As provas obtidas pelo NF mostram que desde o mês de abril deste ano os e-mails enviados pela entidade não são entregues aos endereços @petrobras.

A edição passada do Nascente contou que “o sindicato vinha desconfiando da ausência de interações da categoria por meio deste canal de comunicação. Mas, como os e-mails não voltavam com acusação de algum problema de recebimento, a entidade não tinha certeza de que estavam sendo recebidos. Muitos trabalhadores, no entanto, confirmaram que não estavam recebendo as mensagens”.

As provas foram obtidas junto à empresa que dá suporte ao site da entidade e faz o envio das newsletters para os e-mails dos trabalhadores.

O sindicato lembrou que o comportamento da empresa contraria documentos da própria companhia, como o Código de Conduta Ética e as Diretrizes de Direitos Humanos, além de disposições legais sobre a liberdade de organização sindical.