Eleições de Cipa da UO-BC: sindicato orienta boicote total

O Sindipetro-NF orienta a categoria petroleira a boicotar as eleições de CIPA da UO-BC que iniciaram no dia 8 de agosto. O boicote é uma forma da categoria se posicionar contrária às perseguições que a gestão da Petrobrás tem feito aos cipistas eleitos. “Não podemos aceitar perseguições aos representantes eleitos pela categoria, por isso orientamos à categoria a não votar” – afirmou o diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Vieira.

Várias denúncias tem chegado aos e-mails  e aos diretores do sindicato expondo essa perseguição aos cipistas eleitos. Essa perseguição tem sido reforçada também pelo baixo número de inscritos no processo eleitoral desse ano. Uma situação concreta de perseguição foi o que aconteceu no ano passado com três trabalhadores de PCH-2 (Cherne 2) que foram colocados “de castigo” na base, mesmo o sindicato tendo alertado à empresa que ela não poderia tomar essa atitude, que feria a legislação.

Após atuação da direção sindical, um dos trabalhadores foi transferido para P-12, outro que tinha sido eleito voltou a embarcar e o terceiro foi mantido na base. Novamente o sindicato agiu na tentativa de reverter a situação do trabalhador que ficou na base, mas empresa se negou.

Esse trabalhador se inscreveu como candidato às Eleições de Cipa 2018/2019, e para impedir maquiar isso, a Petrobrás fez um  documento retroativo à data da inscrição do trabalhador, tirando do regime offshore.  Foi instaurado um procedimento no Ministério Público do Trabalho (MPT) que obteve parecer favorável no último dia 5, reafirmando a perseguição e determinando seu retorno à plataforma de Cherne, além do pagamento das verbas que foram retiradas do seu pagamento.

Denúncias – O NF está juntando mais denúncias para comprovar outras perseguições aos cipistas e tomas as medidas cabíveis. É importante que a categoria envie essas informações para o e-mail: [email protected].