Eleições do NF: Votação começa neste sábado com formatos online e presencial

Do Boletim Nascente – Começa no próximo sábado, 22, o período de votação nas eleições para a Direção Colegiada e Conselho Fiscal do Sindipetro-NF para o mandato 2023/2026. O coordenador da Junta Eleitoral, Vitor Carvalho, 59 anos, conversou com o Nascente sobre a organização das eleições e as formas de votação.

CARVALHO Eleição é processo único

Ele explica que a votação será híbrida, presencial e online. A que começa neste sábado é a votação online, por meio de link que será divulgado pelo Sindipetro-NF. Já a votação física será feita por meio de sete urnas nas bases, que também terão seus locais divulgados. As votações nos dois formatos duram até o dia 5 de maio.

Integrante da direção nacional da CUT, tendo integrado o Conselho Nacional de Imigração e representado a Central na construção do Anexo II da NR-30 e da NR-37, o sindicalista também avalia que a próxima direção do sindicato terá um papel importante em um cenário de reconstrução do Brasil. Nesta semana, ele voltará a dar mais informações sobre as eleições sindicais, com participação agendada para o programa NF ao vivo (quarta, 19h30), pelo Youtube e pelo Facebook do Sindipetro-NF.

A Junta Eleitoral, que também é formada pelos petroleiros Luis Alves e Wilson Reis, é responsável por toda a organização do pleito. Confira abaixo a entrevista com Carvalho.

Nascente – Como avalia a condução do processo eleitoral do NF até o momento?
Vitor Carvalho – A eleição segue dentro dos prazos regimentais do Estatuto do Sindipetro-NF e do edital divulgado à categoria.

Nascente – Muda algo quando se tem chapa única? Há preocupação com o quorum, por exemplo?
Vitor Carvalho – O processo eleitoral é único, tendo uma ou diversas chapas. Com relação ao quórum mínimo, se não for solicitada a sua decadência, o que é permitido, a Comissão Eleitoral, o fará se cumprir.

Nascente – Sua missão atual é na Junta Eleitoral, mas também foi diretor do NF e viveu todos os momentos da entidade desde a fundação. Como avalia o cenário histórico atual comparado a eleições passadas?
Vitor Carvalho – Cada momento histórico tem sua característica própria na conjuntura vivida à época. Neste próximo ciclo de reconstrução, não só do Brasil, mas das relações no trabalho e na ação sindical, a próxima direção terá papel significativo na vida dos trabalhadores e trabalhadoras e na sociedade como um todo.

Nascente – Você pode antecipar algo sobre como será a votação? Vai ser online? Com urna física e voto em papel? Como vai funcionar?
Vitor Carvalho – A eleição será híbrida. De maneira virtual se iniciará do dia 22/04 a 05/05. Já de forma física, a categoria poderá votar presencialmente em sete urnas espalhadas pela base do Sindipetro-NF, ocorrendo de 24/04 até 05/05.

Nascente – O que a Junta Eleitoral pode dizer sobre o estímulo à categoria ao voto?
Vitor Carvalho – Como toda eleição, o resultado massivo legitima o sindicato nas futuras negociações e embates com as empresas. Todos e todas ao voto, para um Sindipetro-NF fortalecido e unido.