Eleições no Sindipetro Caxias: Chapa 2, UNIDADE NACIONAL, vence eleições

Em cumprimento a ordem judicial, foi realizada uma nova eleição no Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias nos dias 16, 17, 18 e 19.   Em razão do processo judicial movido pela chapa 3, representada pelo Sr. Carapinha,  que contestou o resultado da eleição que deu vitória a chapa 2, em 2007, resultou em novas eleições.

A chapa 2, UNIDADE NACIONAL, foi vencedora da eleição, tendo a Comissão Eleitoral, dado posse imediata a seus membros. Vale ressaltar que as chapa 1 e a chapa 3 reconheceram a vitória, respeitando a decisão da categoria, acatando o resultado da eleição.

A nova gestão tomou posse para um novo  triênio  que começou no dia 19 de dezembro de 2009 e vai até 19 de dezembro de 2011.

Chapa 1 = 197 votos

Chapa 2 = 522 votos

Chapa 3 = 176 votos

Decisão judicial cumprida

A Ação Declaratória 548/2007 da 5ª VT/DC  julgada parcialmente procedente, determinou a realização de nova eleição em 15 dias. O Sindicato ingressou com Medida Cautelar 4649/2007 no TRT, para suspender os efeitos da sentença e foi deferida uma liminar. Porém, em 01/12/2008 a MC foi julgada improcedente, de forma que o efeito suspensivo da sentença também terminou. Então, o sindicato cumpriu a ordem judicial e realizou nova eleição em 15 dias.

O autor da ação, o representante da chapa 3, assinou uma petição em conjunto com o sindicato réu, dando quitação da ação, no próprio dia 19 de dezembro.

O sindicato irá encaminhará o resultado da eleição ao juiz, bem como o termo de quitação, dando fim a este processo.

Cabe ressaltar a dificuldade enfrentada pela atual diretoria do sindicato para realização de eleições em prazo mínimo, determinado judicialmente, sem recursos e mobilização previamente planejados, como exige um pleito. Mas, a diretoria contou com o apoio da CUT e da FUP, vários observadores, como a O A B, CGTB, SINDICATO DOS BANCARIOS DA BAIXADA, FEDERAÇÃO DOS BANCARIOS, SINDIPETRO NORTE FLUMINENSE, SINDIPETRO MINAS, SINDIPETRO UNIFICADO DE SÃO PAULO, além de vários companheiros da base, para fazer cumprir a sentença. Nesse sentido, de acordo com os princípios democráticos que regem essa diretoria, o Sindipetro Caxias realizou as eleições com lisura e responsabilidade. A contagem dos votos, urna a urna confirmavam a vitória da democracia e da classe trabalhadora.