Em editorial do Nascente, Sindipetro-NF reafirma apoio a Deyvid Bacelar

Em editorial na edição desta semana do boletim Nascente, que circula nas bases petroleiras da região a partir de hoje, o Sindipetro-NF manifesta a sua solidariedade irrestrita ao coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, que soube, pela imprensa, que uma investigação interna foi aberta a seu respeito, a partir de provocação de um integrante da alta cúpula da Petrobrás.

Confira a íntegra da publicação:

Mexeu com um, mexeu com toda a categoria

Entre os princípios sagrados do movimento sindical é o de que “mexeu com um, mexeu com todos”. Essa unidade que faz a massa de trabalhadores parecer um só corpo, uma só voz, é o que mais faz arrepiar os poderosos e autocratas que insistem em querer fazer história à revelia do povo, negando o seu protagonismo político.

A alta cúpula da Petrobrás ainda está cheia de bolsonaristas que pensam desse modo. Acreditam que trabalhadores não podem ousar denunciar, ousar cobrar, ousar querer participar da gestão da empresa e do país. Eles agora vão experimentar a força da unidade da categoria. Ninguém vai deixar o companheiro Deyvid Bacelar para trás.

Para quem eventualmente não esteja atualizado, “vazou” para a imprensa a informação de que um integrante do alto escalão da Petrobrás pediu abertura de investigação contra Bacelar, na Diretoria de Governança e Conformidade, possivelmente em razão das denúncias (feitas não apenas por ele, diga-se) de que a Refinaria Landulfo Alves, na Bahia, teve uma privatização muito suspeita — era avaliada em algo entre US$ 3,6 e US$ 4 bilhões e foi vendida por US$ 1,8 bilhão.

Esse “possivelmente” diz respeito ao fato de que, embora tenha “vazado” para a imprensa — publicado pela jornalista Malu Gaspar, em O Globo —, o próprio Bacelar não foi notificado e não sabe, portanto, quais as acusações que lhe são feitas. Em resposta, a FUP solicitou investigação para apurar quem desrespeitou os protocolos da empresa e “vazou” a informação para a jornalista.

De todo modo, fica o aviso: a categoria petroleira não vai se intimidar com esse tipo de postura autoritária e antissindical de bolsonaristas remanescentes. Todos os sindicatos, todas as bases, incluindo a do Norte Fluminense, estão acompanhando com muita atenção este caso. Estamos prontos para a luta. Que não ousem duvidar da nossa unidade.