Em manifesto, petroleiros da P-26 registram preocupação com queda do efetivo

Seguindo indicativo de mobilização do Sindipetro-NF, os petroleiros da P-26 realizaram assembleia e aprovaram documento ao sindicato. Os trabalhadores manifestam preocupação com os impactos do PIDV sobre o efetivo, entre outros aspectos.

Confira o texto enviado pelos petroleiros da plataforma:

Democracia e defesa da Petrobras

Os trabalhadores apresentaram preocupação com um possível descumprimento do efetivo mínimo e a recomposição do efetivo após p PIDV. Por exemplo, a operação de lastro que pode perder três trabalhadores de uma vez, e outras áreas também correndo o mesmo risco. Ainda foi sinalizado que, hoje, dentro da UO-BC, somente na P-26 existe dupla função para operadores das turbo-máquinas (o mesmo operador atua na regação e compressão), prática condenada pela força de trabalho, e que a empresa pode tentar estender a outras funções e mesmo a toda Bacia. Alertando que com o advento do PIDV esse acúmulo de funções pode aumentar e sobrecarregar a força de trabalho, expondo o efetivo e instalações a riscos.

Ainda, sobre o tema segurança foi exposto pelos trabalhadores que análises N2, que serão utilizadas durante a UMS, estão sendo feitas em terra, o que fere os princípios de segurança. Lembrando que a elaboração de análises de risco necessita de informações do local de execução dos trabalhos e acompanhamento de possíveis mudanças de cenário antes e durante a execução dos trabalhos. Os trabalhadores presentes foram unânimes em condenar tal prática.”