Empresa Lider Aviação emite alerta de segurança operacional

Devido a importância da informação para a categoria, a diretoria do Sindipetro-NF solicitou a comissão de investigação da Petrobrás e a área de SMS da Lider, o recebimento do alerta de segurança operacional 03/2023 emitido em 2 de fevereiro e a permissão para divulgação das informações pelo sindicato.

O alerta foi emitido  por conta da ocorrência de acionamento involuntário dos flutuadores, envolvendo a Aeronave PR-JHD, no dia 16 de janeiro de 2023, em Campos dos Goytacazes. Conforme o CENIPA, via NSCA 3-13/Protocolos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil Conduzidas pelo Estado Brasileiro, a investigação desta ocorrência é de competência da empresa.

Segundo relato da Lider, a aeronave “decolou da plataforma de petróleo de Namorado-1 PNA-1 (9PAY), Campos dos Goytacazes, RJ, com destino ao heliporto de Farol de São Tomé (SBFS), Campos dos Goytacazes, RJ, às 13h15min (UTC), a fim de realizar voo de transporte de pessoal, com dois pilotos e dez passageiros a bordo. Durante o voo cruzeiro, afastado ainda 35NM da costa e 20 min de voo, o Comandante da aeronave ao demonstrar ao copiloto o funcionamento do alerta de guarda de acionamento manual dos flutuadores aberta (condição de 04 (quatro) luzes verdes acesas no console), o flutuador disparou involuntariamente. A tripulação estabilizou a aeronave e cumpriu os procedimentos previstos no Checklist, pousando normalmente no heliporto de Farol de São Tomé (SBFS), Campos dos Goytacazes, RJ.”

O sistema trata do acionamento manual dos flutuadores de emergência, que segundo a empresa é feito através de um botão protegido, situado na extrema ponta esquerda do punho do coletivo dos dois pilotos. A simples abertura ou levantamento da guarda do botão apenas energiza o sistema e não aciona os flutuadores, O acionamento só é realizado se o botão for pressionado,de acordo com o Manual da Aeronave. No caso do acidente aparentemente os flutuadores foram acionados após o Comandante ter feito uma pequena abertura da guarda do botão.

O diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, está participando da Comissão de Investigação do Acidente. “Vou aprofundar em todos os fatores para que este evento não se repita, para que os trabalhadores tenham a tranquilidade e segurança de ir e vir para o trabalho e todos os demais direitos que lhes competem” disse Vieira.