Enquete pede opinião dos brasileiros sobre projeto que cancela decreto para mudança dos planos de saúde de estatais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Uma enquete virtual foi aberta para que a população possa dizer se concorda ou discorda do projeto de lei da Deputada Erika Kokay  (PT-DF), que trata sobre o cancelamento do decreto estabelecido pela Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), com o aval do atual governo golpista, que define mudanças nos planos de saúde de estatais.

O Sindipetro-NF orienta que os trabalhadores e trabalhadoras votem a favor do projeto para reforçar a manutenção de nossa AMS. Para votar basta clicar aqui.

Caso o projeto de lei 956/2018, seja aprovado, ele susta os efeitos da Resolução nº 23, de 18 de janeiro de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que “Estabelece diretrizes e parâmetros para o custeio das empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde aos empregados”.

De acordo com a parlamentar autora do projeto, a resolução viola direitos adquiridos pelos funcionários das empresas estatais, direitos assegurados em acordos coletivos de trabalho, estatutos e convenções que regulam as entidades de autogestão de saúde. “É um absurdo que a nova norma estabeleça que apenas os filhos e companheiros conjugais possuam direito ao plano, com a exclusão definitiva dos progenitores. Esses trabalhadores serão obrigados a pagar um valor adicional por ente da família que for incluído, o que irá onerar o salário”, diz.