A categoria petroleira tem percebido o crescimento do volume de matérias sobre os Grupos de Trabalho integrados por representantes da FUP e da Petrobrás. Não é para menos: são nove os grupos em atividade, com uma agenda intensa de reuniões.
Para explicar como esses GTs funcionam, que resultados tiveram e quais ainda podem ter, o programa NF ao vivo desta semana tratou do tema com o economista Cloviomar Cararine, do Dieese-FUP, e com os sindicalistas Guilherme Cordeiro e Eider Siqueira, ambos da direção do Sindipetro-NF.
Cloviomar, que tem participado de várias reuniões dos GTs, destaca que os GTs se caracterizam por não serem apenas um local de negociação, mas também de reunião de muita informação, aprofundamento e amadurecimento das pautas, justamente por serem focados em um tema.
De acordo com o economista, estão em curso os GTs sobre Efetivos e Transferências; AMS e Petros; SMS e Saúde Mental; PLR/PPP/PCAC/PCR; Teletrabalho; Terceirização; Anistia a Demitidos Políticos; Banco de Horas e Horas Extras da Troca de Turno; e Diversidade, PCDs e combate à opressão.
O programa teve um problema com o áudio nos primeiros minutos, mas logo resolvido. Confira a íntegra:
Confira versão em podcast
https://soundcloud.com/user-830660142/podcast-nf-ao-vivo-1705-do-que-adianta-ficar-debatendo-em-grupo-de-trabalho