Equipes de “contingência são denunciadas ao Ministério Publico

Nesta terça, 3, o Sindipetro-NF denunciou as equipes de contingência de sete plataformas à Procuradoria Geral do Trabalho, por violação das normas de segurança operacional. O Regulamento do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) da ANP obriga a Petrobrás a registrar o efetivo operacional e respectivos treinamentos e qualificações, em cada uma de suas unidades.

Para impedir a greve, diversas gerências violaram essas normas. O Sindipetro-NF apurou casos onde foi colocado pessoal terceirizado para operar a unidade. Pessoas que desconhecem os procedimentos. Em outra unidade, um gerente e um coordenador tentaram substituir sozinhos todo um grupo.

Iminência de Catástrofe

Como as condições gerais de trabalho tornaram-se inseguras, o Ministério Público foi acionado, assim como o Ministério do Trabalho e Previdência Social. A ANP que compete cobrar o cumprimento do SGSO, também foi acionada.

Para a diretoria do Sindipetro-NF, os agentes públicos não poderão se eximir de suas responsabilidades, perante essas denúncias, sob pena de se tornar cúmplices a uma eventual tragédia.