FUP apresenta pauta de negociação ao novo presidente da Transpetro

Na tarde de terça-feira, 15, ocorreu a reunião articulada pelo diretor da FUP e Sindipetro Caxias, Paulo Cardoso, com a gestão da Transpetro e seu presidente, Luiz Eduardo Valente.

Também estava presente o coordenador geral da Federação, Deyvid Bacelar, além dos dirigentes dos sindicatos filiados à FUP, em especial os empregados da subsidiária.

Apesar de o Sindipetro Caxias estar em período eleitoral até o dia 20 de março, o diretor Paulo Cardoso, conduziu a reunião com propriedade, não abrindo mão da sua agenda sindical em prol dos trabalhadores.

A FUP levou ao presidente questionamentos sobre o tratamento da relação de trabalho com os petroleiros do Sistema Petrobrás que atuam nos ativos vendidos, dos quais a Transpetro possui contratos de prestação de serviço. Como o caso do Terminal de Mataripe, na Bahia.

Outra questão levantada pelo diretor Cardoso ao presidente da Transpetro foi sobre a nova realidade dos técnicos de dutos que atuam extra muros e não recebem adicional de gasodutos. “Com a venda dos gasodutos operados pela Transpetro, em muitas unidades não se faz mais jus a esse adicional, porém a cultura do operador mantenedor ou do técnico operador se manteve, junto com essa premissa do adicional de gasodutos”.

O problema, de acordo com ele, é que o cargo de técnico de nível médio não é mais o mesmo, principalmente com a implementação do PCR – o cargo faz tudo do Sistema Petrobrás. Além disso, a falta de efetivo e a sobrecarga de trabalho somada a falta de manutenção das instalações, torna o ambiente de trabalho inseguro para os técnicos de manutenção e operação.

Outro ponto apresentado pelos sindicalistas foi a posse do representante eleito pelos trabalhadores no CA da Transpetro, Felipe Homero, onde foi preciso judicializar para que ele conseguisse usufruir do seu direito, e ainda assim terá seu tempo de mandato reduzido.

A Federação Única dos Petroleiros irá encaminhar para a Transpetro um ofício solicitando reuniões específicas para dar continuidade ao tratamento de cada ponto de pauta destacado na reunião desta terça, tendo em vista que Luiz Valente se posicionou de forma positiva, dando a perspectiva de que haverá avanços nos temas apresentados.

[Imprensa FUP]