FUP defende extensão de medidas da Petrobrás para evitar disseminação do coronavírus entre trabalhadores

Da Imprensa da FUP – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) está preocupada com as medidas divulgadas pela Petrobrás para evitar a disseminação da COVID-19 entre seus trabalhadores. Por isso, a entidade defende que a medição de temperatura feita atualmente em petroleiros que vão embarcar para as plataformas, bem como o preenchimento de formulário sobre condições de saúde e deslocamentos recentes, sejam feitos também na entrada das bases em terra e no transporte coletivo. As medidas devem abranger trabalhadores de petroleiras privadas e de prestadoras de serviço.

A entidade ainda reivindica a padronização dos procedimentos em todos os aeroportos onde há embarque e desembarque de petroleiros que trabalham em plataformas offshore. Nesses locais, a FUP sugere que as medições de temperatura sejam feitas desde a entrada do saguão dos aeroportos, e não apenas no momento do embarque para a plataforma, como tem ocorrido.

Outra reivindicação diz respeito à recomendação, já adotada pela Petrobrás, de que seus trabalhadores evitem viagens aéreas. Para a FUP, essa medida deve ser estendida aos petroleiros que precisam desse tipo de transporte para chegar aos seus locais de embarque, dispensando-os, assim, do trabalho presencial.

Mesmo com a adoção imediata dessas medidas, a FUP aponta que será preciso avaliar sua eficiência conforme o progresso da COVID-19 no Brasil. Isso poderá exigir outraestratégias para evitar ou minimizar a disseminação do coronavírus entre os petroleiros, sobretudo entre os que trabalham nas plataformas offshore.

Por causa das novas medidas da Petrobrás para conter o avanço do coronavírus entre seus trabalhadores, a reunião entre a empresa e a FUP para discutir reivindicações relativas ao interstício e ao relógio de ponto, que estava marcada para esta terça-feira (17/3), foi adiada, ainda sem nova data de realização.