FUP defende plano de cargos único para todas as subsidiárias do Sistema Petrobrás

Da Imprensa da FUP – Comissão de Negociação do novo Plano de Cargos e Carreiras se reuniu hoje, 6 de setembro, para avaliar os planos de cargos existentes nas empresas pertencentes ao sistema Petrobrás. Termobahia, PBio, TGB e Transpetro apresentaram dados como a tipologia de cargos, índices de progressão salarial e processos decisórios que gerenciam os níveis hierárquicos dessas empresas. As informações deixaram nítidas as diferenças existentes entre os planos de cargos aplicados em cada subsidiária.

A diretora da FUP, Cibele Vieira, afirmou que a FUP, enquanto representante da categoria petroleira e referendada pela Plenafup, defende um único plano de cargos para todo o sistema Petrobrás e inclusive, com uma única tabela salarial. Cibele destacou ainda dois pontos importantes a se considerar nessa negociação. O primeiro com relação à PBio, sobre a reparação do ano em que seus empregados ficaram com um reajuste menor do que os demais do Sistema. E o segundo, sobre a necessidade de trazer representantes do RH da ANSA (FAFEN PR) para a mesa de negociação de plano de cargos.

Sérgio Borges, diretor da FUP e Sindipetro NF, cobrou informações detalhadas sobre critérios referentes à progressão na carreira para os empregados cedidos, reforçando a importância da empresa garantir que não haja prejuízos a esses empregados.

Durante a reunião, a FUP informou que o resultado da pesquisa com a categoria sobre o plano de cargos, assim como as propostas aprovadas durante a 11 Plenafup, estão sendo sistematizadas e serão apresentadas à Petrobrás nas próximas reuniões da Comissão.