Gestão da Petrobrás troca peões por chefes e gera injustiça e insegurança a bordo

O Sindipetro-NF tem recebido denúncias da categoria de que a gestão bolsonarista da Petrobrás está promovendo a troca de embarques de trabalhadores de base por embarques de ocupantes de cargos de chefia. O objetivo da empresa é preservar os salários dos chefes.

A manobra tem provocado situações que colocam áreas operacionais em extrema insegurança. “Tem caso esdrúxulo de estar faltando peão e ter três geplats [gerente de plataforma] a bordo. Em outra plataforma havia dois coprods [coordenador de produção] e dois comans [coordenador de manutenção] enquanto estava faltando peão. Isso tudo para proteger as remunerações das chefias das plataformas, um beneficiamento claro e uma irresponsabilidade por parte da empresa, ao tirar pessoas necessárias à operação da plataforma para colocar chefes”, denuncia o coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

O sindicato já cobrou da Petrobrás a correção dessa irregularidade, mas a empresa ainda não apresentou uma resposta à entidade. O NF reforça o chamado para que os petroleiros e petroleiras enviem informações sobre segurança e condições do efetivo das áreas operacionais para [email protected].