Greve de 2001 conquistou Direito de Recusa e Recomposição do Efetivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A greve de 2001 foi a primeira que teve duração por tempo determinado.  Realizada de 24 a 28 de outubro, a categoria reduziu a patamares mínimos a produção na Bacia de Campos, além de parar refinarias,  terminais, unidades administrativas e demais áreas.

No dia 24 de outubro de 2001, às 0h, petroleiros entram em greve em todo o país. A adesão inicial foi de dez refinarias e parcelas das bases administrativa. Na Bacia de Campos, já nas primeiras horas, 37 de 38 plataformas pararam a produção, tudo foi acompanhado pelo novo sistema de comunicação por rádio implantado pelo Sindipetro-NF para contato com as plataformas.  Também nessa greve a comunicação do NF inaugurou a cobertura online e em tempo real da greve, que alinhou as informações em nível nacional.

A direção da Petrobrás, que desde 1995 de tudo fez para quebrar o espírito de luta da categoria, foi obrigada a admitir que os trabalhadores tinham o controle da produção e pela primeira vez aceitou negociar em greve.

Após cinco dias de greve, a categoria arrancou da Petrobrás uma proposta com avanços importantes, principalmente nas questões de segurança; além do compromisso da empresa de não demitir, punir ou descontar os dias parados.

O acordo assinado garantiu o direito de recusa, o fim das discriminações entre novos e antigos no desconto da AMS, a participação de um representante da CIPA nas comissões de investigação de acidentes, cláusulas que asseguraram a discussão com os trabalhadores sobre recomposição do efetivo e revisão da política de terceirização, além de reajuste salarial acima da inflação”.

#tbtdafup #fup #sindipetronf #BaciadeCampos #greve2001 #plataformasdepetróleo #grevehistorica #petroleiros #petrobras #petrobrás #tbtdoNF #TBT