Heróis e heroínas também se cuidam: NF ao vivo desta quarta, 29, volta a abordar prevenção ao suicídio

Para encerrar o mês de setembro, o NF ao Vivo desta quarta-feira, 29, volta a abordar questões importantes, que envolvem a prevenção ao suicídio.

A atividade contará com a participação do secretário de saúde do trabalhador da CNQ, Antônio Carlos Pereira,  da pesquisadora da ENSP-FIOCRUZ, Luciana Gomes, da tecnologista da fundacentro, Daniela Tavares e do médico do trabalho, Ricardo Garcia.

Apesar de ser um assunto delicado, a prevenção ao suicídio é um tema importante, que envolve não só os trabalhadores e trabalhadoras do mundo do petróleo, como toda a sociedade. Por isso, o NF convidada a todos para acompanharem esse debate, a partir das 19h30 pelo canal no youtube e pelas redes sociais.

Campanha heróis e heroínas também se cuidam realizou diversas ações durante o mês de setembro

Durante todo o mês de setembro, o Sindipetro-NF, junto à CNQ, CUT-RJ e FUP,  aderiram a campanha setembro amarelo, que foi incorporada a campanha “Heróis e heroínas também se cuidam”.

Sabemos que muitas vezes não é fácil suportar toda a carga que a exploração do mundo do trabalho nos impõe e suportar tudo isso sozinho é ainda pior, trazendo grandes consequencias para a nossa saúde mental. Por isso, o objetivo da campanha é mostrar que os trabalhadores e as trabalhadoras, que muitas vezes enfrentam ambientes nocivos à saúde mental em seus locais de trabalho, precisam conversar mais sobre o assunto.

Para isso, estimulados contatos nos locais de trabalho e com as áreas de saúde dos sindicatos para que exista um diálogo permanente sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A campanha também divulga o trabalho do CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende gratuitamente pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Uma das primeiras atividades da campanha, foi a realização de uma live para abordar questões importantes sobre a prevenção ao suicídio, que você ainda pode conferir clicando aqui.

Na ocasião, também foi lançada a cartilha com informações importantes sobre saúde mental, que você também pode conferir no final da matéria.

Também foi feito um Podcast, que pode ser ouvido na área da Rádio NF no site do Sindipetro-NF, que teve como convidada a psicóloga Soraya Carvalho, o médico do trabalho, Ricardo Garcia, e o diretor sindical Sérgio Borges, que trouxe pontos importantes sobre o assunto.

Dados são alarmantes

De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. “Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias”, informa a Pasta em seu site.

Desde 2012, 13 suicídios de petroleiros foram registrados pelo Departamento de Saúde do Sindipetro-NF. Neste período houve casos em quase todos os anos, com exceção de 2016 e de 2019. Nos últimos anos houve dois casos em 2018, dois casos em 2020 e outros dois neste primeiro semestre de 2021.

Cartilha - Setembro Amarelo (2)