Hora de firmar compromissos de prefeitáveis na luta contra destruição da Petrobrás

O Sindipetro-NF está finalizando nesta semana e vai enviar para candidatos candidatas às Prefeituras de Campos dos Goytacazes e de Macaé uma carta compromisso em defesa da Petrobrás. O documento será submetido indistintamente a postulantes de todos os partidos nas duas cidades, com o objetivo de alertar sobre a gravidade do momento vivido pela companhia e firmar o apoio do futuro prefeito ou futura prefeita ao combate à privatização da empresa — que está em curso.

A Petrobrás tem sido vital no desenvolvimento destas duas cidades, desde os anos 70, e o sindicato avalia que é papel das Prefeituras da região a defesa da companhia enquanto empresa forte, integrada, pública e com claro papel social.

Os nomes dos candidatos e das candidatas que assinarem a Carta Compromisso em Defesa da Petrobrás terão ampla divulgação pelo Sindipetro-NF. A íntegra do documento será disponibilizada em breve para conhecimento da categoria petroleira e da sociedade.

PIOR MOMENTO DA HISTÓRIA – Manifestações em várias bases do país marcaram a passagem, no último sábado, dos 67 anos da Petrobrás. Houve ato virtual nas redes sociais e presença em frente ao Edise. No Rio, também foi estendida uma faixa gigante nos Arcos da Lapa. A companhia passa o seu pior momento, em acelerado processo de desmonte. Federação e sindicatos buscam mobilizar a sociedade para reagir à destruição da empresa. Veja como foram os protestos em is.gd/protestos67anos.

Nota do NF: O que você e seu sindicato têm a ver com a política?

Quem vai decidir se seus filhos voltarão às aulas sem vacina?

E quando houver vacina? Sua companheira, ou companheiro, ou seus pais idosos, receberão vacina de graça, ou só serão vacinados depois dos ricos?

Sabe quem vai responder a estas perguntas? A política!!

Política não é só o que se faz em Brasília, na assembleia estadual, ou na câmara de vereadores. Política é tudo o que fazemos em conjunto. Quando você discutir este texto com seus colegas, você estará fazendo política.

E o sindicato?

Foi a política que usou o Coronavírus como pretexto pra fazer você ter embarques de 21 dias, ou mais. Foi a política que te colocou em teletrabalho e reduziu sua remuneração. É a política que passou a fazer petroleiras e petroleiros ficarem sem refeição, à espera de vôos cancelados, ou em viagens de ônibus absurdas, e aglomerados em filas, pra fazer exame de Covid-19.

É contra estas injustiças políticas que o Sindicato existe. E é por isso que o Sindicato é um órgão político.

Como faz em toda eleição, o Sindipetro-NF estará debatendo com candidatos e divulgando propostas daqueles que se comprometam com os trabalhadores. Só destes! Pois a vida tem lado!

E isso pode?

Em 2018 certos juízes decidiram combater qualquer manifestação antifascista nas eleições. Isso apesar de nossa Constituição ser antifascista, e desses juízes, como quaisquer outros, terem jurado dedicar sua vida profissional ao antifascismo.

Mandaram invadir sedes estudantis nas faculdades e escolas, grêmios e sindicatos. Nessa onda, o Sindipetro-NF foi invadido com ameaça de tiro em trabalhador, e uma grande remessa do jonal “Brasil de Fato”, em edição dedica à eleição, foi apreendida.

Mais tarde, julgando recursos nossos, tanto o Supremo Tribunal Federal, quanto o Tribunal Superior Eleitoral, condenaram a invasão e apreensão de material do sindicato.

Os tribunais enfatizaram: “A mobilização política empreendida pelas entidades sindicais, formulada concretamente pela realização de reuniões com candidatos é natural e salutar ao processo de amadurecimento político. A vontade coletiva de determinada classe trabalhadora, expressada pelos sindicatos da categoria profissional, pode e deve ser levada aos candidatos e aos partidos políticos, encarregados da tarefa de, se eleitos, administrarem a nação.”

“É imprescindível a participação de movimentos sociais, estudantis, sindicais, civis e afins que conclamem o envolvimento ativo dos cidadãos na vida pública, de molde a provocar a discussão e a reflexão acerca de temas atuais e importantes à ordem política, econômica e social do Brasil.”

“… participação de candidatos em reuniões e em atos públicos de conotação política durante o período de campanha, promovidos por entidades que representam os mais diversos segmentos sociais, constitui acontecimento próprio e sadio do processo de disputa eleitoral.”

“O fato de os candidatos utilizarem desse espaço para expor propostas de governo, enfatizar qualidades pessoais ou, ainda, criticar adversários políticos no intuito de conquistar a simpatia e a confiança dos eleitores não conspurca, via de regra, a regularidade e a legitimidade do pleito.

Pelo contrário, é esperado que contribua para o desenvolvimento e a consolidação de qualquer regime democrático, pois permite criar espaço próprio e adequado para a formação da convicção política de todo o eleitorado.”

Acompanhe! Participe! Vote!

Publicado originalmente no Boletim Nascente 1160