Hora de rejeitar a proposta da Petrobrás e aprovar a greve contra a privatização

A categoria petroleira do Norte Fluminense começa essa semana a realizar assembleias para avaliar o indicativo do CD da FUP de rejeição da contraproposta e aprovação da greve por tempo indeterminado, caso o processo de privatização avance em Brasília. No dia 1 de julho iniciam as assembleias nas plataformas e na semana seguinte o sindicato realizará assembleias presenciais em suas bases com trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. Veja o calendário abaixo.

A Petrobrás propõe apenas 5% de reajuste salarial, menos da metade da inflação acumulada dos últimos 12 meses, além de outras cláusulas que não atendem as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás e subsidiárias, incluindo a Transpetro, que foram definidas na 10ª Plenafup (Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros), e entregues e protocoladas no último dia 2 de junho.

Contribuição Assistencial

Além dos indicativos, essa assembleia irá avaliar a proposta de contribuição assistencial no valor de 2% por 4 meses para fortalecer a luta contra a privatização (sendo 1% para a FUP e 1% para o Sindipetro-NF). Essa contribuição é de grande importância para que o Sindipetro-NF e a FUP possam realizar a campanha reivindicatória, manter a brigada petroleira em Brasília, subsidiar as despesas com a greve, além dos custos jurídicos extras e campanhas publicitárias de mobilização da sociedade sobre a importância da Petrobras e de seus trabalhadores.

É essa contribuição que dá suporte aos gastos da greve, que não são poucos. Nas greves de 2020 e 2021 o Sindipetro NF teve uma despesa de R$ 1.580.901,27 com basicamente hotel e alimentação, além do reembolso da greve que foi de R$ 1.161.273,00 (valor pago aos trabalhadores que foram descontados). Essas despesas acontecem em todas as greves, e isso só é possível com a com a participação voluntária das petroleiras e petroleiros que autorizam o desconto da contribuição assistencial em assembleia.

Calendário de Assembleias

Plataformas: De 01 à 07 de julho (com entrega das atas até dia 08/07 às 12h).
SCR: 5 de julho às 18h e 19h30

Cabiúnas:
Adm: 05 à 07 de julho às 07h
Grupo D: 05 de julho às 07h
Grupo C: 05 de julho às 17h
Grupo A*: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo B*: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo E: 07de julho às 7h

Sede Campos: 06 de julho às 10h
Sede Macaé: 07 de julho às 10h
Parque de Tubos: De 05 à 07 de julho às 13h
Imbetiba (Praia Campista): De 05 à 07 de julho às 13h
Porto do Açu: 07 de julho às 13h
Aeroporto Farol: de 04 a 07 de julho
Aeroporto Cabo Frio: 05 à 07 de julho

Indicativos:

1) Rejeição da Primeira Contraproposta do RH do Sistema Petrobrás, apresentada em 20/06/2022;
2) Aprovação de Greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional;
3) Aprovação de Assembleia em caráter permanente;
4) Aprovação de Contribuição Assistencial, para fortalecer a luta contra a privatização, em quatro parcelas (setembro a dezembro de 2022) de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado à FUP.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

PeIo presente, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro/NF – convoca os empregados das estatais Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás – e Petrobrás Transportes S.A. – Transpetro – lotados em sua base territorial, para Assembleia Geral Extraordinária, na qual, observando o quórum estatutário em 1ª chamada e com o quórum dos presentes em 2ª chamada, presencialmente e conforme calendário apresentado abaixo, haverá deliberação sobre os seguintes indicativos da Federação Única dos Petroleiros – FUP a respeito da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho:

I) Rejeição da Primeira Contraproposta do RH do Sistema Petrobrás, apresentada em 20/06/2022;

II) Aprovação de Greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional;

III) Aprovação de Assembleia em caráter permanente;

IV) Aprovação de Contribuição Assistencial, para fortalecer a luta contra a privatização, em quatro parcelas (setembro a dezembro de 2022) de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro/NF e 1% destinado à FUP.

Calendário

Cabiúnas:

Adm: 05/07 à 07/07 às 07h

Grupo A*: 06/07 às 10h (Sede Campos) / 07/07 às 10h (Sede Macaé)

Grupo B*: 06/07 às 10h (Sede Campos) / 07/07 às 10h (Sede Macaé)

Grupo C: 05/07 às 17h

Grupo D: 05/07 às 07h

Grupo E: 07/07 às 07h

Porto do Açu: 07/07 às 13h

Parque de Tubos: 05/07 à 07/07 às 13h

Imbetiba(Praia Campista): 05/07 à 07/07 às 13h

SCR*: 18h e 19h30 do dia 05/07

Plataformas: 01/07 à 07/07 (entrega das atas até dia 08/07 às 12h).

Aeroporto Farol: 04/07 à 07/07

Aeroporto Cabo Frio: 05/07 à 07/07

Sede Campos: 06/07 às 10h

Sede Macaé: 07/07 às 10h

*Devido ao calendário e a urgência sobre os temas em votação, nesta rodada de assembleias, os trabalhadores dos grupos em questão somente poderão participar nas assembleias realizadas nas sedes do SINDIPETRO/NF em Campos em Macaé.