Hotelaria a bordo: NF vai se reunir com Petrobrás e orienta categoria a enviar denúncias

A diretoria do Sindipetro-NF vai se reunir com a Petrobrás na próxima terça, 24, para tratar dos problemas de alimentação, higiene e conforto a bordo das unidades da Bacia de Campos. A entidade orienta a categoria a enviar relatos sobre estas condições para o e-mail [email protected].

O sindicato tem denunciado casos graves de alimentação de má qualidade, banheiros sujos e problemas na climatização em plataformas como P-25, P-35, P-37, P-43, P-48 e P-50, mas a diretoria da entidade sabe que podem haver outros e reforça a importância do envio de relatos.

O diretor do Sindipetro-NF, Tiago Cabral, ressalta que as reclamações são constantes e que o contrato da hotelaria precisa ser revisto.

“O contrato de hotelaria é horrível, pouquíssimas opções de alimento e tudo piorou com a pandemia, pois retiraram alguns itens da cozinha como as chapas, garrafas pets de refrigerante e colocaram uma pessoa para servir. Carne de porco praticamente todo dia. Quando são feitas as reclamações, os comissários alegam que atendem o que está no contrato e que o cardápio vem de terra.Além da perda de salário e benefícios dos funcionários, que não tem culpa e se matam de trabalhar. Precisamos denunciar”, frisou o diretor.

Denúncias recentes

Na P-48, trabalhadores relataram o enfrentamento de problemas com a limpeza da plataforma. Segundo a denúncia, os camarotes não estão sendo limpos diariamente e pelo menos metade dos quartos estava sem limpeza há mais de dez dias.

Os banheiros coletivos do office, vestiário, oficina, escritório e área estão na mesma situação. Além da falta de limpeza dos banheiros, outro problema crítico é o não recolhimento dos lixos em geral (cestos do casario, ponto de lanche, banheiros, camarotes, salas de operadores, escritórios), o que deixa os trabalhadores em condições desumanas de convivência.

Na P-37, o relato foi o de que o ar condicionado central apresentou problemas e o split não atende à demanda, deixando os trabalhadores também em condições inadequadas.

Recentemente, trabalhadores da P-25 encaminharam uma carta-manifesto ao Sindipetro-NF com reclamações sobre a má qualidade dos serviços prestados pela hotelaria. Também houve relatos semelhantes vindos das unidades P-43, P-50 e P-35.

Como se todos esses problemas já não fossem o suficiente, o Sindipetro-NF recebeu denúncia de atraso nos salários dos trabalhadores das empresas de hotelaria.

Para o Sindipetro-NF, é inadmissível que os trabalhadores enfrentem esse tipo de problema enquanto estão exercendo o seu trabalho. A empresa tem a obrigação de oferecer condições decentes para a categoria e o sindicato reforçará a cobrança necessária.