Ildo Sauer alerta para risco de assaltarmos gerações futuras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sindipetro-NF promove em seu auditório um Seminário sobre Pré-sal e os trabalhadores. O evento foi aberto às 15h30 com a presença de Ildo Sauer, Professor da USP e ex-Diretor de Gás e Energia da Petrobras.

Ildo fez uma análise do mercado do petróleo no Brasil desde a sua descoberta, incluindo a transição de terra para o mar, a consolidação da exploração em águas profundas até a descoberta do Pré-sal.

“O momento é extraordinário na histéria do país para que possamos compreender o que pode acontecer com o futuro do país” – comenta Ildo.

A necessidade de dados concretos é uma necessidade para Ildo. A proposta de Sauer é que a Petrobrás, única empresa capacitada para tal, faça mais furos em nossa costa e descubra a quantidade real de petróleo existente, onde ele está, como está formado, se em ilhas ou agrupado, quanto vale e depois definir o que fazer com isso.

A necessidade de um novo modelo exploratório foi frisada por Sauer que sugeriu o fim dos leilões imediatamente.

“Se não devolvermos ao povo brasileiro parte do investimento em sua riqueza que é o petróleo, através de educação, meio ambiente, infraestrutura, estaremos assaltando gerações futuras” – conclui Ildo.

Nesse momento novos debatedores fazem parte do Seminário, entre eles: João Antônio Moraes (Coordenador da FUP e Diretor do Sindipetro-SP);  Normando Rodrigues (Assessor Jurídico da FUP e Sindipetro-NF) e Henrique Jäger (Economista do Dieese – Subseção FUP).