Leia manifesto dos petroleiros da Vermelho 2

Leia Manifesto recebido pelo Sindipetro-NF, feito por petroleiros de PVM-2:

“A gestão da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UO-BC) mantém a crença no senso crítico e na capacidade de julgamento e isenção dos seus empregados, cujo trabalho sempre engrandeceu a Petrobras. Há de se buscar preservar a imagem da Companhia, tratar os assuntos corporativos por meio dos diversos canais de comunicação oficiais disponíveis na Petrobras e através de seus representantes sindicais.”

Nós, trabalhadores de Vermelho, trabalhamos para que um dia essa afirmação possa ser verdadeira, pois na visão dos Gerentes parece existir uma lógica bem simples, só existem respostas aos fatos que são expostos aos meios externos, sejam eles a ouvidoria ou em última instância ao sindicato.

Devemos “preservar a imagem da empresa” omitindo os problemas que hoje são recorrentes na UO-BC, aguardando calados uma nova P-36? A nossa forma de “preservar a imagem” se faz através de trabalho, cumprimento de procedimentos e respeito aos demais trabalhadores, pois a VIDA ainda é o bem mais precioso desta empresa.

Não agüentamos mais suportar calados aos desmandos das gerências. Sempre aquele discurso “ Por que vocês foram ao sindicato, isto poderia ter sido resolvido internamente”. Seria até coerente se realmente houvesse empenho em tratar os problemas de maneira definitiva ao invés de artifícios temporários, os famosos “bacalhaus” e similares.

Agora vamos aos fatos:

Em Vermelho 2, na quarta feira, por volta das onze hora na manhã, durante um serviço com uso de solda, próximo a oficina de manutenção, houve um flash, que resultou em chama aberta proveniente de um furo na linha 2″-P-B10-062 de saída de gás do vaso separador para o flare, que por sinal não possui sistema de acendimento automático.É verdade que foi um incêndio de pequenas proporções, rapidamente debelado e que por sorte não resultou em ferimentos na equipe da contratada que executava um serviço bem próximo a referida linha. Agora, através do sindicato faremos algumas perguntas:

O Sindicato foi informado pela empresa?
Se a empresa enxerga tal fato como incidente, tratando-se de um incidente de alto potencial não deveria ter sido aberto um RTA ?(Não sabemos nem se foi registrado como incidente)

Por que até hoje não foi aberto um RTA ?
Existe outro canal para se tratar este tipo de “incidente” na empresa, pois hoje não vemos outra forma de comunicação com as instâncias superiores na empresa.
Segundo relatos a linha inteira e diversas outras próximas  encontra-se com diversos “buracos” e em péssimo estado de conservação.

No SITOP o único registro informa que não serão realizados teste de poços devido a manutenção corretiva na referida linha. “SG-122301 (Separador de teste):Testes de produção continuam paralizados para manutenção corretiva na linha de gás de 2” para o queimador. “Obs: Foi substituído um pequeno trecho da linha e o vaso separador de testes já foi liberado para operação. Mais uma vez vemos um “reparo provisório”, e provavelmente mais um serviço que aguardará a próxima parada de produção.

Infelizmente, não podemos afirmar que as situações de Risco Grave e Iminente a que hoje estão expostos os trabalhadores de diversas unidades na UOBC, possam como o próprio nome já diz, aguardar por soluções futuras. Temos sim, que preservar a imagem da empresa, evitando que uma tragédia ocorra na Bacia de Campos.

Lembrando que o trecho que furou encontra-se sobre o mar causando ainda risco de poluição ambiental.

Não sejamos omissos.
Saudações a todos.