Mais uma conquista do ACT: Novo PASA garante exames periódicos sem coparticipação para aposentados e pensionistas

É fundamental que a Petrobrás dê abrangência nacional para o programa, como a FUP e os sindicatos vêm cobrando, com atendimento presencial em todo o país

[Da imprensa da FUP]

Uma das conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/2025), o novo Programa de Avaliação de Saúde do Aposentado (PASA) já está disponível para todos os aposentados e pensionistas, sem qualquer desconto da AMS.

O objetivo do programa é realizar estratégias integradas de atenção primária à saúde dos beneficiários com mais de 60 anos, com exames periódicos e acompanhamento por um médico de família.

O novo PASA prevê consultas remotas, pela internet, e também atendimento presencial, que, inicialmente, está acontecendo apenas em São Paulo, nas Clínicas de Atenção Primária do Sírio-Libanês, mas será implementado ainda este ano no Rio de Janeiro e em Salvador.

Conforme enfatizado pela FUP e seus sindicatos na última reunião da Comissão de AMS, é fundamental que a Petrobrás garanta abrangência nacional para o programa, com atendimento presencial em todo o país.

Foco na prevenção

Com foco na prevenção da saúde dos aposentados e pensionistas, o novo PASA é totalmente isento de coparticipação e prevê uma avaliação médica anual semelhante ao exame periódico dos empregados da ativa, com consultas personalizadas e um pacote abrangente de exames laboratoriais.

A avaliação médica será realizada por um médico de família, que coordenará toda a jornada de saúde de quem participar do programa, indicando os exames preventivos necessários e montando, na consulta de retorno, um plano individual de cuidados.

O convite para a consulta anual será enviado no mês do aniversário do beneficiário, que terá até 90 dias corridos após a avaliação médica para realizar os exames recomendados.

O lançamento do novo PASA aconteceu no último dia 11, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com participação do diretor da FUP e do Sindipetro Unificado SP, Juliano Deptula.

No site da Saúde Petrobrás, os beneficiários podem acessar o passo a passo previsto pelo PASA: https://saudepetrobras.com.br/programas-complementares/pasa/