Maratona de assembleias chega ao último dia com grande participação da categoria

Plataformas, pessoal de turnos e Imboassica (13h) ainda realizam assembleias hoje, no último dia de um calendário extenso que mobilizou todas as unidades da região. Também nesta manhã acontece assembleia na sede de Campos dos Goytacazes do Sindipetro-NF.

Assim como em todo o país, nas bases da FUP e da FNP, a categoria está rejeitando de modo massivo a segunda contraproposta de ACT do Sistema Petrobrás e aprovando a realização de paralisações a partir de amanhã.

Parciais

Os resultados parciais no início desta manhã (antes, portanto, as assembleias da sede de Campos e a de Imboassica à tarde) mostram a aprovação praticamente unânime dos indicativos das federações e dos sindicatos.

A rejeição da proposta de ACT está sendo aprovada por 99,71% dos participantes das assembleias, com 0,29 contrários e nenhuma abstenção. O segundo indicativo, de aprovação do calendário de mobilização conjunto FUP e FNP, teve 96,43% dos votos favoráveis, 1% contrários e 2,57% em abstenções.

O total absoluto de petroleiros e petroleiras participantes ultrapassa o número de 700. As bases de terra que realizaram assembleias foram Cabiúnas, Imbetiba, Parque de Tubos, sedes de Macaé e Campos (aposentados e ativos) e Barra do Furado. Entre os petroleiros e petroleiras offshore, 16 plataformas enviaram atas até o momento (PGP-1, PCH-1, P-18, P-19, P-20, P-25, P-37, P-38, P-40, P-43, P-48, P-51, P-52, P-54, P-56, P-62).

O Sindipetro-NF parabeniza a categoria petroleira por mais essa mostra de força política, essencial para buscar avanços na mesa de negociação. O sindicato agora chama a uma grande participação nas mobilizações.

Os protestos começam nesta sexta, 27, pelas Refinarias e UTEs; na segunda, 30, será a vez das subsidiárias, como a Transpetro; na terça, 31, a mobilização é dos trabalhadores das bases administrativas; e na quarta, 31, o calendário termina com toda a área de E&P.

[Fotos: Luciana Fonseca e Diretoria do NF]