Matéria do JB mostra que Parente é sócio de FHC

Matéria publicada pelo Jornal do Brasil neste final de semana mostra que o ex-presidente da Petrobrás, Pedro Parente, mantém relação societária com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A FUP e os sindicatos petroleiros, que movem ações contra Parente, vêm apontando várias conexões de Parente com o mercado financeiro que caracterizavam conflito de interesse com a sua gestão na companhia.

“Durante o comando da Petrobras, manteve relações perigosas com pessoas influentes na conjuntura financeira do país. Como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem ainda é sócio na incorporadora Sarlat Empreendimentos e Participações. Também fazem parte do quadro societário o ex-ministro das Relações Exteriores de FHC, Celso Lafer, e Lucia Hauptmann, ex-mulher de Parente”, afirma o JB.

O jornal lembra que Parente foi chefe da Casa Civil no governo FHC, em 2001, quando fez “a gestão da crise de energia”, o que lhe rendeu a alcunha de “ministro do apagão”. Mesmo assim, esta foi uma das operações que o fez cair nas graças do mercado, com fama de eficiente.

A reportagem registra ainda que “outra sociedade de Parente, todavia, foi desfeita há menos de um mês. Segundo consta em Certidão da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), no dia 10 de maio de 2018, Parente, Hauptmann, Lafer e Paulo Henrique Ferro – outro sócio de FHC na Sarlat – venderam cotas da Montignac Empreendimentos Imobiliários ao engenheiro Fernando Ribeiro Bau.”

A íntegra da matéria do Jornal do Brasil pode ser vista aqui.